Apple revela novas ferramentas para programadores no WWDC25

O WWDC25 é o congresso anual da Apple dedicado aos programadores e inovações de software e já temos um grande rol de novidades. Com efeito, a Apple reforça as suas ferramentas e tecnologias para os desenvolvedores promoverem criatividade, inovação e design com várias novidades anunciadas.

Por exemplo, temos desde logo o acesso ao modelo de Inteligência da Apple no dispositivo, e a integração de modelos de linguagem de grande escala no Xcode.

Sem esquecer um novo e elegante design de software em todas as plataformas Apple oferecem aos desenvolvedores. Em suma, tudo o que precisam para criar aplicações modernas, bonitas, rápidas e confiáveis.

WWDC25 deu-nos a conhecer as novidades da Apple

Acima de tudo temos um novo design de software mais elegante traz maior foco ao conteúdo. Além disso, proporciona experiências mais expressivas e agradáveis em iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26 e tvOS 26. Em todo o caso, mantendo uma aparência instantaneamente familiar.

O framework Foundation Models junta-se a um conjunto de ferramentas que permite aos desenvolvedores aceder à inteligência no dispositivo. Além disso, o Xcode 26 tira proveito de modelos de linguagem de grande escala, como o ChatGPT. Na prática, dando acesso às Ferramentas de Programação do Xcode e a outras funcionalidades inteligentes.

Mais de 250 000 API’s disponíveis para os programadores

Estes novos recursos complementam o vasto e em constante evolução conjunto de tecnologias que a Apple oferece aos desenvolvedores. Na prática, incluindo mais de 250.000 APIs que permitem integrar aplicações com funcionalidades de hardware e software da Apple.

Mais ainda, essas APIs abrangem uma vasta gama de capacidades, como aprendizagem automática, realidade aumentada, saúde e fitness. Sem esquecer a computação espacial e gráficos de alto desempenho.

Desse modo, com cada lançamento de plataforma, a Apple expande e aprimora as suas tecnologias e ferramentas. Assim, ajudando os desenvolvedores a dar vida às suas ideias e a oferecer experiências ricas, responsivas e otimizadas em todas as plataformas Apple.

“Os desenvolvedores desempenham um papel vital na criação de experiências que os clientes adoram em todas as plataformas Apple,” afirmou Susan Prescott, vice-presidente da Apple responsável pelas Relações com Desenvolvedores a nível mundial.

“Com o acesso ao modelo de base de inteligência da Apple no dispositivo e às novas funcionalidades de inteligência no Xcode 26, estamos a capacitar os desenvolvedores a construir aplicações mais completas e intuitivas para utilizadores em todo o lado.”

Novo Design com Liquid Glass a estrear no WWDC25

Apple WWDC25

Em primeiro lugar, o novo design elegante oferece aos desenvolvedores a oportunidade de tornar as suas aplicações mais expressivas e agradáveis. Porém, mantendo-as instantaneamente familiares.

Em simultâneo, é criado com um novo material digital chamado Liquid Glass, que combina as qualidades ópticas do vidro com uma sensação de fluidez.

Em suma, este novo material estende-se desde os elementos mais pequenos com que os utilizadores interagem diariamente. Elementos como botões, interruptores, controlos deslizantes, texto e media. Aliás, até aos elementos mais graúdos, incluindo barras de navegação e barras laterais para explorar as aplicações.

Pausar vídeo: Novo Design com Liquid Glass da Apple

O novo design, criado com Liquid Glass, oferece aos desenvolvedores a oportunidade de tornar as suas aplicações mais expressivas e agradáveis. Isto enquanto mantém uma aparência familiar.

Frameworks nativos, como o SwiftUI, dão aos desenvolvedores tudo o que precisam para adotarem o novo design nas suas aplicações. Este design universal permite dar maior destaque ao conteúdo do utilizador, criando uma experiência consistente em todas as plataformas Apple.

Em seguida, com a nova aplicação Icon Composer, os desenvolvedores e designers podem criar ícones de aplicação visualmente impactantes. Elementos visuais que reforçam a identidade da sua aplicação.

Com efeito, esta ferramenta poderosa ajuda a criar uma identidade visual uniforme para os ícones. Isto ao permitir anotações nas camadas para diferentes modos de renderização, com funcionalidades avançadas. Aliás, incluindo desfocar, ajustar translucidez, testar efeitos de luz especular e pré-visualizar ícones em várias tonalidades.

Framework Foundation Models

Ademais, com o framework Foundation Models, os desenvolvedores poderão construir sobre a Apple Intelligence. Isto para oferecer aos utilizadores novas experiências mais inteligentes, disponíveis offline e que protejam a sua privacidade. Aliás, aqui tmbém através de inferência de IA sem custos adicionais.

O framework tem suporte nativo para Swift. Assim, permitindo aos desenvolvedores aceder facilmente ao modelo de inteligência da Apple com apenas três linhas de código.

Mais ainda, temos funcionalidades como geração guiada, chamadas de ferramentas, e outras estão integradas no framework. Na prática, tornando mais fácil do que nunca implementar capacidades generativas em aplicações existentes.

Por exemplo, a Automattic está a usar este framework na sua aplicação de jornalização Day One, para oferecer funcionalidades de inteligência centradas na privacidade aos utilizadores.

“O framework Foundation Models ajudou-nos a repensar o que é possível na jornalização,” disse Paul Mayne, responsável pelo Day One na Automattic. “Agora podemos juntar inteligência e privacidade de formas que respeitam profundamente os nossos utilizadores.”

Xcode 26

Em seguida, o Xcode 26 está repleto de funcionalidades e experiências inteligentes para ajudar os desenvolvedores a transformar as suas ideias em realidade.

Os desenvolvedores podem ligar modelos de linguagem de grande escala diretamente à sua experiência de coding para escrever código, testes e documentação. Temos ainda avanços iteracionais sobre um design; corrigir erros; e muito mais.

O Xcode tem suporte integrado para o ChatGPT, e os desenvolvedores podem usar chaves de API de outros fornecedores, ou executar modelos locais no Mac com chip da Apple, para escolherem o modelo que melhor se adapta às suas necessidades.

Os desenvolvedores podem começar a usar o ChatGPT no Xcode sem precisar de criar uma conta, e os assinantes podem conectar as suas contas para aceder a um maior número de pedidos.

Ferramentas de Programação

As Ferramentas de Programação ajudam os desenvolvedores a manterem-se concentrados e mais produtivos nas suas tarefas. Ademais, acessíveis de qualquer parte do código do desenvolvedor, estas ferramentas oferecem ações sugeridas.

Por exemplo, como gerar uma pré-visualização ou um playground. Isto além de corrigir um problema, e também podem lidar com pedidos específicos para outras tarefas diretamente no local.

O Xcode 26 vem equipado com funcionalidades adicionais para manter os desenvolvedores focados e produtivos, como uma experiência de navegação redesenhada.

Temos ainda melhorias no catálogo de localização e melhor suporte para o Voice Control, que permite ditar código Swift e navegar na interface do Xcode inteiramente por voz.

App Intents no WWDC25

O App Intents permite que os desenvolvedores integrem profundamente as ações e conteúdos das suas aplicações. Isto com experiências do sistema em várias plataformas, incluindo Siri, Spotlight, widgets, controlos e mais.

Por exemplo, este ano, o App Intents recebe suporte para inteligência visual. Isto permite às aplicações fornecer resultados de pesquisa visual dentro da experiência de inteligência visual.

Na prática, permitindo aos utilizadores acederem diretamente à aplicação a partir desses resultados. Por exemplo, a Etsy está a utilizar a inteligência visual para melhorar a experiência do utilizador na sua aplicação iOS. Assim, facilitando uma descoberta mais rápida e intuitiva de produtos e artigos.

“Na Etsy, o nosso objetivo é conectar de forma contínua os compradores com empreendedores criativos em todo o mundo, que oferecem artigos extraordinários — muitos dos quais são difíceis de descrever. A capacidade de encontrar compradores diretamente no seu iPhone usando inteligência visual é uma descoberta importante e torna mais fácil do que nunca os compradores descobrirem rapidamente exatamente o que procuram, ao mesmo tempo que apoiam diretamente pequenas empresas,” afirmou Rafe Colburn, CTO da Etsy.

Swift 6.2

O Swift 6.2 traz funcionalidades poderosas para melhorar o desempenho, a concorrência e a interoperabilidade com outras linguagens, como C++, Java e JavaScript.

Aliás, e agora, em colaboração com a comunidade de código aberto, o Swift 6.2 passa a suportar WebAssembly.

A partir do rigoroso sistema de verificação de concorrência do Swift 6, o Swift 6.2 simplifica a escrita de código de thread única.

Por isso, os desenvolvedores podem agora configurar módulos ou ficheiros individuais para serem executados por padrão no ator principal, eliminando assim a necessidade de anotações adicionais.

Framework de Containerização

WWDC25

O framework de Containerização permite aos desenvolvedores criar, descarregar ou executar imagens de contêineres Linux diretamente num Mac. Está baseado num framework de código aberto otimizado para o silício da Apple e fornece isolamento seguro entre as imagens de contêiner.

Ferramentas e Recursos para Jogos

O Game Porting Toolkit 3 fornece aos desenvolvedores ferramentas atualizadas para avaliar e fazer perfil aos seus jogos. Agora podem personalizar a HUD de Performance do Metal, além de obter insights e orientações na tela para otimizar o código gráfico para o melhor desempenho possível no ambiente de avaliação. E podem usar as Mac Remote Developer Tools para Windows, para desenvolver jogos para Mac em um Mac remoto, dentro dos seus fluxos de trabalho de desenvolvimento existentes.

O Metal 4 foi desenvolvido exclusivamente para o silício da Apple e prepara o terreno para a próxima geração de jogos nas plataformas Apple, com suporte para gráficos avançados e tecnologias de aprendizagem automática.

Os desenvolvedores podem agora executar redes de inferência diretamente nos seus shaders para calcular iluminação, materiais e geometria, permitindo efeitos visuais altamente realistas nos seus jogos.

Aliás, o MetalFX Frame Interpolation gera um quadro intermédio para cada dois quadros de entrada, alcançando taxas de.frames mais altas e estáveis. Sem esquecer o MetalFX Denoising possibilita o traçado de raios e de caminhos em tempo real, nos jogos mais avançados.

A aplicação Apple Games em destaque no WWDC25

WWDC25

A aplicação da Apple oferece aos jogadores um novo destino tudo-em-um para todas as suas jogatinas e amigos com quem jogam, no iPhone, iPad e Mac.

Porém, também apresenta uma nova aplicação dedicada para os desenvolvedores reengajarem os seus jogadores existentes e atrair novos como ficamos a conhecer no WWDC25.

Aliás, os Desafios oferecem aos jogadores uma nova forma de competir com amigos em desafios baseados em pontuações. Assim, convertendo jogos de jogador único em experiências partilhadas.

Mais ainda, os desenvolvedores que possuem tabelas de classificação no Game Center podem facilmente adicionar desafios. Portanto, proporcionando aos jogadores ainda mais formas de reunir um grupo, escolher um vencedor e fazer uma nova partida.

O Game Overlay melhora o envolvimento dentro do jogo ao integrar funcionalidades do Game Center diretamente na gameplay. Aqui os jogadores podem aceder à sua próxima conquista e às últimas pontuações. Isto  além de ver quais amigos estão a jogar atualmente, facilitando o início de uma conversa — tudo sem sair do jogo.

Por fim, os jogadores também podem ajustar configurações e consultar os Eventos In-App mais recentes, mantendo-se ligados e no controlo sem perderem a imersão.

Ativos de Fundo (background) na WWDC25

Temos ainda os Ativos de Fundo Geridos. Na prática, simplificam o alojamento de recursos para os desenvolvedores, permitindo-lhes controlar como os seus aplicativos ou jogos descarregam ativos.

Ademais, podem hospedar os seus próprios recursos ou optar por ativos de fundo hospedados pela Apple, onde esta se encarrega do alojamento. Na prática, cada assinatura no Programa de Desenvolvedores Apple inclui 200 GB de capacidade de hospedagem Apple para a App Store.

Por fim, os ativos de fundo hospedados pela Apple podem ser enviados separadamente de uma versão do app, segundo as novidades reveladas no WWDC25.

Ferramentas para Ajudar a Proteger as Crianças Online

WWDC25

De seguida, para garantir que as crianças tenham experiências em apps divertidas, enriquecedoras e adequadas, os desenvolvedores podem utilizar uma variedade de ferramentas.

Aqui incluindo controlos parentais e o framework de Análise de Conteúdo Sensível — para melhorar a segurança infantil e garantir a privacidade, como ficamos a conhecer na WWDC25.

Efetivamente, é com base nessas ferramentas existentes que os desenvolvedores podem usar a nova API de Faixa Etária Declarada. Isto para fornecer conteúdo adequado à idade, dependendo do intervalo etário do utilizador.

Quando os desenvolvedores implementam esta API, os pais podem permitir que os seus filhos partilhem o intervalo etário sem divulgar a data de nascimento ou outras informações sensíveis. Desse modo, permitindo assim que os desenvolvedores ajustem as experiências em conformidade.

Em suma, a funcionalidade revelada no WWDC25 é centrada na privacidade: os dados de faixa etária só são partilhados se os pais optarem por permitir e podem desativar essa partilha a qualquer momento.

Novas Funcionalidades na App Store e no App Store Connect

Apple WWDC25

Temos ainda as Novas Etiquetas de Nutrição de Acessibilidade para páginas de produtos da App Store ajudam os utilizadores a perceberem de antemão quais as funcionalidades de acessibilidade suportadas antes de descarregar uma aplicação ou jogo.

Aliás, agora, os desenvolvedores podem partilhar informações no App Store Connect sobre o suporte das suas aplicações ou jogos, como se incluem VoiceOver, Controlo por Voz, Texto Maior, Legendas, entre outros.

Ainda no WWDC25 ficamos a conhecer a Etiqueta de Nutrição de Acessibilidade vai aparecer na página de produto da aplicação. Será específica para cada plataforma suportada.

Além disso, os desenvolvedores também podem adicionar um URL na página do produto na App Store que liga os utilizadores a um website com mais detalhes.

A aplicação do App Store Connect para iOS e iPadOS foi atualizada para permitir aos desenvolvedores visualizar capturas de ecrã do TestFlight e feedback de falhas, além de receberem notificações push quando os testadores beta enviam comentários.

Nesse sentido, a API do App Store Connect suporta estas melhorias e introduz a possibilidade de criar webhooks para receber atualizações em tempo real. Isto bem como suporte para Ativos de Fundo Hospedados pela Apple e configuração do Game Center.

Por fim, estas novidades apresentadas no WWDC25 estarão gradualmente disponíveis nas versões de teste – beta. De igual modo, chegarão aos utilizadores, de forma estável e oficial, a partir do outono.

Fica ainda mais conectado:

via

Tens de conhecer!