O comércio eletrónico na Europa tem florescido graças também à Inteligência Artificial e automação de vários serviços. Com efeito, segundo dados do eCommerce Europe 2025 da ECDB revelam que o mercado europeu de comércio eletrónico deverá movimentar aproximadamente 915,9 mil milhões de euros em 2025.
Assim, reunindo 485 milhões de compradores online. Aliás, com esta expansão, as marcas apostam na automação de marketing e na inteligência artificial (IA). Isto para conquistar clientes, otimizar resultados e reforçar a sua presença omnicanal.
Inteligência Artificial impulsiona o comércio online na Europa

Em primeiro lugar, a combinação de personalização em larga escala, integração omnicanal e análise de dados otimiza a jornada do cliente e aumenta o retorno das campanhas.
Nesse sentido, o relatório Technology Trends Outlook 2024 da McKinsey destaca que empresas que utilizam dados para personalizar a experiência dos clientes podem crescer até 15% em faturação. São, portanto, métricas particularmente reveladoras.
“O consumidor atual espera que as marcas antecipem as suas necessidades e interajam no momento e canal certos”, afirma Alberto Vasconcelos, Product Manager da E-goi, plataforma de automação omnicanal e inteligência artificial. “Ferramentas avançadas, como a IA generativa para criação de conteúdo e a IA preditiva para antecipar comportamentos, são essenciais para essa hiperpersonalização.”
Casos reais comprovam o impacto da automação e IA
- A Leroy Merlin Portugal aumentou em 50% o retorno monetário por utilizador do site e em 15% a receita média por cliente ao implementar fluxos automatizados de cross-selling e prevenção de churn através da E-goi.
- A DIG-IN, app líder na categoria de restauração, conseguiu elevar em 140% a taxa de abertura de emails durante o processo de rebranding, apostando na automação multicanal e segmentação avançada com a E-goi.
Automação: um requisito para competir e crescer
Em segundo lugar, a procura por experiências omnicanal, a necessidade de estar em conformidade com as regulamentações de privacidade. Além do foco em práticas responsáveis reforçam a importância de sistemas de automação flexíveis e inteligentes.
Ademais, num cenário onde a experiência omnicanal, a personalização e o respeito pela privacidade são cada vez mais decisivos, a automação inteligente e a IA tornam-se ferramentas indispensáveis. Isto, claro, para inovar, escalar e gerar resultados no competitivo mercado digital europeu.
Fica mais conectado:

