A LG Electronics alcançou a maior receita anual da sua história pelo segundo ano consecutivo. Com efeito, as divisões HS e VS registaram um crescimento pelo décimo ano consecutivo desde 2015. Isto apesar das pressões associadas a tarifas nos EUA e da desaceleração do mercado de veículos elétricos.
Em primeiro lugar, o lucro operacional diminuiu em termos homólogos. Assim, refletindo o aumento das despesas de marketing em produtos baseados em ecrãs e custos pontuais associados à otimização organizacional.
Sólido crescimento em toda a linha

As áreas estratégicas de crescimento. Aqui incluindo segmentos B2B, negócios não baseados em hardware e modelos D2C. Aliás, que continuaram a expandir-se, com o lucro operacional combinado das áreas de VS e ES no segmento B2B a ultrapassar, pela primeira vez, 1 bilião de wons coreanos.
Ademais, a LG Electronics Inc. (LG) acaba de anunciar os seus resultados financeiros relativos ao quarto trimestre e ao ano completo de 2025. Aí reportando uma receita consolidada de 89,2 biliões de wons coreanos (cerca de 61,6 mil milhões de dólares / 52 mil milhões de euros) e um lucro operacional de 2,48 biliões de wons coreanos (1,71 mil milhões de dólares / 1,45 mil milhões de euros).
Crescimento da receita anual da LG
A LG registou a sua maior receita anual pelo segundo ano consecutivo. Apesar das pressões nos custos associadas às tarifas nos Estados Unidos, a divisão de Home Appliance (HS) apresentou um crescimento sustentado, enquanto a divisão de Vehicle Solution (VS) manteve um desempenho sólido num contexto de abrandamento da procura por veículos elétricos – ambas contribuindo de forma significativa para a receita recorde da empresa. Com esta performance, as duas divisões registaram crescimento durante dez anos consecutivos desde 2015.
Seguidamente, o lucro operacional diminuiu face ao ano anterior. As despesas de marketing aumentaram nos produtos baseados em ecrãs. Isto devido à recuperação mais lenta da procura e ao agravamento da concorrência.
Adicionalmente, foram reconhecidos, no segundo semestre do ano, várias centenas de milhares de milhões de wons coreanos. Isto em custos pontuais relacionados com a otimização organizacional. Aliás, sobretudo associados a programas de reforma voluntária a nível global, com o objetivo de melhorar a eficiência da força de trabalho.
Em suma, estas medidas deverão contribuir para uma estrutura de custos mais flexível no médio e longo prazo.
Resultados de 2025 e perspetivas por divisão

A LG continuou a progredir nas suas principais áreas de crescimento qualitativo, centradas em modelos de negócio de maior valor e resiliência. Estas incluem segmentos B2B, como soluções para veículos, AVAC e soluções de componentes; negócios não baseados em hardware, incluindo a plataforma webOS e serviços de manutenção; e canais D2C, que englobam modelos de subscrição e vendas online.
Por exemplo, a receita B2B aumentou 3% em termos homólogos, atingindo 24,1 biliões de wons coreanos (16,6 mil milhões de dólares / 14,1 mil milhões de euros). Por outro lado, lucro operacional combinado das divisões VS e ES. Em suma, os dois principais pilares B2B da LG – ultrapassou, pela primeira vez, o bilião de wons coreanos.
Por fim, a receita proveniente de modelos de negócio baseados em subscrição cresceu 29% face ao ano anterior, aproximando-se dos 2,5 biliões de wons coreanos (1,73 mil milhões de dólares / 1,46 mil milhões de euros).
LG Home Appliance Solution (HS) Company
A divisão de HS registou uma receita de 26,13 biliões de wons coreanos (18 mil milhões de dólares / 15,2 mil milhões de euros) e um lucro operacional de 1,28 biliões de wons coreanos (884 milhões de dólares / 746 milhões de euros).
Com efeito, a receita atingiu um máximo histórico, enquanto o lucro operacional aumentou ligeiramente quando excluídos os custos pontuais. Isto, note-se, através da otimização da rede produtiva, de ajustes de preços e da melhoria da estrutura de custos, a HS Company demonstrou resiliência na resposta às pressões associadas às tarifas nos EUA.
Em 2026, a HS Company pretende manter o crescimento através da expansão do seu portefólio de eletrodomésticos com tecnologia inteligente e do reforço da sua presença em mercados emergentes. A divisão continuará igualmente a desenvolver eletrodomésticos de encastre, soluções de componentes, plataformas AI Home e robótica doméstica, no âmbito da sua estratégia de evolução do portefólio.
LG Media Entertainment Solution (MS) Company
A divisão de MS registou uma receita de 19,43 biliões de wons coreanos (13,4 mil milhões de dólares / 11,3 mil milhões de euros) e um prejuízo operacional de 750,9 mil milhões de wons coreanos (519 milhões de dólares / 438 milhões de euros), refletindo uma diminuição face ao ano anterior. O desempenho foi afetado pela recuperação tardia da procura e pelo aumento da concorrência no mercado global de ecrãs.
Em 2026, a MS Company planeia reforçar o seu portefólio de produtos nos segmentos OLED e LCD, incluindo soluções que incorporam a tecnologia Micro RGB. A divisão continuará também a estimular a procura por produtos orientados para o lifestyle, como o StanbyME e a Easy TV. Paralelamente, prevê-se que o negócio de publicidade e conteúdos baseado na webOS mantenha um crescimento sólido, apoiado por um investimento contínuo em conteúdos e pela expansão de parcerias.
LG Vehicle Solution (VS) Company

A divisão de VS registou uma receita de 11,14 biliões de wons coreanos (7,69 mil milhões de dólares / 6,50 mil milhões de euros) e um lucro operacional de 559 mil milhões de wons coreanos (386 milhões de dólares / 326 milhões de euros), alcançando valores recorde em ambos os indicadores. O desempenho foi sustentado por uma forte conversão da carteira de encomendas.
Embora se preveja alguma incerteza a curto prazo na procura global do setor automóvel, num contexto de maior volatilidade macroeconómica, a VS Company planeia reforçar a colaboração com parceiros OEM e continuar a melhorar a eficiência operacional, de forma a assegurar uma rentabilidade estável.
Ademais, a divisão continuará igualmente a fortalecer as suas competências em soluções de mobilidade futura, incluindo veículos definidos por software e veículos definidos por IA.
LG Eco Solution (ES) Company
A divisão ES registou uma receita de 9,32 biliões de wons coreanos (6,44 mil milhões de dólares / 5,43 mil milhões de euros) e um lucro operacional de 647,3 mil milhões de wons coreanos (447 milhões de dólares / 378 milhões de euros).
Em suma, a receita aumentou face ao ano anterior, e o lucro operacional registou um ligeiro crescimento quando excluídos os custos pontuais.
Em 2026, prevê-se uma expansão da procura por soluções de elevada eficiência energética – incluindo bombas de calor que utilizam fluidos refrigerantes ambientalmente responsáveis. Isto sobretudo nos mercados internacionais.
Por fim, a ES continuará a explorar oportunidades no arrefecimento de centros de dados de IA, a avançar com a comercialização de tecnologias de arrefecimento líquido de próxima geração e a expandir parcerias para o desenvolvimento de soluções de arrefecimento por imersão.
Fica mais conectado:

