Os auriculares OPPO Enco X3s são a mais recente proposta da marca por 129,99 € em Portugal. Estamos, assim, no segmento de gama média/alta, destacando-se estes fones Bluetooth pela afinação com chancela Dynaudio e boa autonomia de bateria.

Contam igualmente com cancelamento ativo do ruído (ANC), que se nota no dia a dia e melhora a experiência auditiva. Não é tão eficiente como nos modelos de gama alta, mas é muito bem-vinda. Em suma, são uma aposta bem equilibrada, merecendo a nossa atenção.
O Bom e o menos bom…
+ Qualidade de áudio com afinação Dynaudio
+ Autonomia de bateria para até 45 horas
+ Conforto de utilização e formato de fácil uso
+ Controlos fáceis e intuitivos (toque) na haste
+ Suporte para os melhores codecs como LHDC 5.0
+ Estabilidade de conexão (Bluetooth 5.4 multiponto)
– Hi-Res (formato suportado apenas por alguns smartphones)
– Sem carregamento wireless
A OPPO mereceu a minha particular atenção quando lançou os Enco X2, de gama superior, com afinação Dynaudio que, até hoje, me acompanham nas mais diversas ocasiões.

Agora, com os Enco X3s temos uma proposta competitiva, com qualidade de áudio a almejar os topos de gama, próximo desse patamar, mas não o alcançando. São, assim, uma aposta não só segura, com formato familiar, como também competitivos.
Especificações dos OPPO Enco X3s
- Drivers: co-axiais duplos (woofer de 11 mm e tweeter de 6 mm)
- Codecs: LHDC 5.0, AAC, SBC (Hi-Res Audio Wireless)
- Bateria: até 10 horas (auriculares) e total de 45 horas (com a caixa)
- Certificação: IP55 (resistência à água e poeiras)
- ANC: com redução do ruído de até 55 dB
- Conetividade: Bluetooth 5.4
Unboxing

Os OPPO Enco X3s chegam até nós numa sólida caixa, sóbria em tons de preto, com destaque para o produto neste esquema de cor, único, em “Nebula Silver“, prateado.
Abrindo a caixa, encontramos os auriculares num “ovo prateado”, a sua caixa de carga e transporte. Logo por baixo, temos um cabo USB-C para carregamento. Por fim, temos dois pares adicionais de pontas/borrachas (S, M e L), além do guia de utilizador.
Design dos OPPO Enco X3s

A caixa dos auriculares tem um formato oval, com laterais bem definidas, toda vestida de prata com realces para a marca, à frente, e para a a afinação Dynaudio, na dobradiça.
Encontramos o LED de indicação / carga na parte frontal, variando entre o verde/amarelo/vermelho enquanto carrega. Ao abrir a caixa o LED indica o estado de carga dos auriculares, empregando as mesmas cores indicadoras.

Temos o botão físico de emparelhamento Bluetooth na lateral direita, bem disfarçado. Por fim, já na aresta inferior temos a porta USB-C para carregamento da própria caixa.
Em suma, temos uma caixa padrão, prateada, construída em plástico, com acabamentos já bem agradáveis. Porém, o melhor está no interior, os auriculares de aspeto familiar.
Pode aqui ser dito que a marca não arriscou no formato, mas também pode ser dito que nos entregam uma fórmula testada e aprovada pelos consumidores. Pessoalmente, escolho esta última, o formato de haste popularizado pelos AirPods simplesmente funciona.
Conforto de utilização

O conforto de utilização é um dos destaques deste modelo. A sua construção, em acrílico bem polido e brilhante, bem como as pontas em silicone, muito contribuem para a agradável experiência de utilização, com cada auricular a ser bem leve, sólido e suave.
Podemos, com efeito, usar os OPPO Enco X3s durante mais do que uma hora sem sentir desconforto no interior do ouvido. Se necessário, temos mais dois tamanhos de pontas para um ajuste ideal, necessário também para garantir o melhor isolamento.

As hastes são relativamente curtas, com a maior massa dos auriculares a repousar no interior do nosso ouvido. Além disso, o encaixe é firme, suportando até movimentos mais bruscos como corrida sem sentir que podiam sair, e cair, dos ouvidos.
Qualidade de som nos OPPO Enco X3s
O aspeto mais importante em qualquer produto de áudio. Felizmente, também aqui os OPPO Enco X3s se destacam com os seus drivers duplos para almejar uma melhor separação entre agudos e graves. Para tal, temos um woofer de 11 mm e um tweeter de 6 mm em cada um dos auriculares, para cuidar dos graves e dos agudos, respetivamente.

A assinatura de som, pela mão da dinamarquesa Dynaudio, entrega-nos um bom palco sonoro com graves presentes, mas não assoberbantes. Há, assim, um campo médio que não é abafado por graves exagerados, e agudos também presentes, mas não cristalinos.
Isto significa que conseguimos distinguir vários instrumentos dentro de uma orquestra, com mais detalhes sonoros a serem entregues aos nossos ouvidos. Não sendo auriculares de gama alta, são já bem agradáveis, entregando um mínimo de qualidade “palpável”.
Em todo o caso, para tirar máximo partido destes OPPO Enco X3s devemos garantir que a fonte nos entrega o maior padrão de qualidade, além do suporte ao codec LHDC 5.0 para, efetivamente, usufruir da engenharia e afinação que definem este produto de áudio.

Em suma, são bastante bons para o público geral, naturalmente não para puristas ou audiófilos, mas bem satisfatórios para a maioria, sobretudo pelo preço solicitado.
Cancelamento de ruído (ANC)
A OPPO afirma que estes auriculares conseguem atenuar até 55dB de ruído ambiente com o seu cancelamento ativo de ruído (ANC). Trata-se, na prática, de uma redução moderada, mas competente, sobretudo para esta faixa de preços, abaixo dos 150 euros em 2026.
Significa isto que conseguimos reduzir, se os inserirmos bem no canal auditivo e tivermos as pontas adequadas ao nosso ouvido, os ruídos exteriores e barulhos constantes. Em particular, para as comutas diárias, do barulho de motores e demais marulhar mecânico.

Todavia, não se comparam (naturalmente) ao silêncio imposto pelos modelos de gama alta como nos entrega a Bose, Sony, ou a OPPO nos seus modelos premium. Naturalmente, tais soluções não custam 129 euros, mas é necessário fazer esta ressalva ao consumidor.
Temos ainda o modo transparência, que entrega o exato oposto, para quem quer estar ciente do que se passa ao seu redor. Também este modo funciona adequadamente.

Por fim, tivemos uma boa experiência a usar estes auriculares Bluetooth durante chamadas, com naturalidade e clareza suficiente nas vozes. A presença de vento não diminuiu significativamente a qualidade e captação da voz durante as chamadas.
Em suma, são uma solução para consumo e fruição de áudio perfeitamente equilibrado para diversos usos.
App HeyMelody e funções dos OPPO Enco X3s
A aplicação de personalização e controlo indicada pela OPPO é a HeyMelody, disponível gratuitamente para Android e iOS. Curiosamente não é desenvolvida pela própria OPPO, mas é a solução recomendada pela marca para toda a gestão efetiva dos auriculares.
É através desta app que podemos atualizar o firmware, escolher o nível de cancelamento ativo de ruído no modo dedicado e muito mais. Por exemplo, é aí que encontramos o OPPO Alive Audio, o modo imersivo da marca, bem como o equalizador de 6 bandas.
Também aí encontramos a opção de Localizar um auricular perdido (sempre útil), o controlo da conexão dupla, vários comportamentos dos Enco X3s, além do teste de encaixe. Este último é de utilidade particularmente relevante, bem como a personalização dos controlos.
Lista de controlos por toque
- 1 toque – Play / Pausa / Atender chamada
- 2 toques – Avançar faixa / desligar chamada
- 3 toques – Retroceder (anterior)
- Toque longo – Alternar entre os modos de ANC (silencioso / alerta / imersão)
- Deslizar (cima ou baixo) – aumentar ou diminuir o volume
- Toque contínuo no auricular Esquerdo – Cancelamento de ruído / Transparência
Autonomia de bateria

A autonomia declarada para os OPPO Enco X3s alcança as 45 horas – em junção com a caixa, números ousados. Aliás, também para os auriculares, com cerca de 10 horas de reprodução temos valores dignos de nota e, felizmente, não são exagerados.
Escusado será dizer que a autonomia será ligeiramente menor com o modo ANC ativo, o que a maioria dos utilizadores fará, mas ainda assim temos valores muito bons. Em todo o caso, a carga é feita através da ligação USB-C, e carregamento rápido para os auriculares (50 minutos), ou 80 minutos do estojo (caixa de transporte). São boas métricas.
Conclusão

A quem procura um novo par de auriculares Bluetooth até 150 euros, são estes Enco X3s uma opção válida. Ideais para quem valoriza sobretudo a qualidade de áudio, com o codec LHDC temos aqui um sério trunfo, a par da autonomia de bateria.
Sumariando, para o perfil de utilizador referido acima, estes auriculares Bluetooth merecem uma pontuação de 4,5 em 5 pontos possíveis.
Agradecemos, por fim, o envio dos OPPO Enco X3s para efeitos de teste.
Fica mais conectado:












