Dicas

ASUS Zenbook A14 Review: Potente, Leve e Soberano

A ASUS Portugal teve a amabilidade de nos ceder para teste o ASUS Zenbook A14 UX3407QA, equipamento lançado em 2025.  Não se trata só de um ultra portátil com uma leveza fora de série, como também um equipamento construído meticulosamente com tecnologia anti riscos e resistente a manchas.

A unidade de teste que me foi facultada contava ainda com uns generosos 32GB de RAM LPDDR5X, bateria de 70 wH e ecrã OLED de 14″ WUXGA. Tudo argumentos a favor da mobilidade e da autonomia

Inegavelmente, o destaque imediato para o processador. A gama ASUS Zenbook A14 estreia, assim, o novíssimo Snapdragon X1-26-100, a nova coqueluche que promete revolucionar o setor dos ultra portateis.

Construção e Fiabilidade

Inegavelmente trata-se de um equipamento extremamente leve. O peso é de 980g e uma espessura máxima de 15,9 mm. A ASUS decidiu optar pela tecnologia Ceraluminum™ que oferece uma maior durabilidade do chassi e reduz as marcas digitais.

Conforme a própria marca, o Ceraluminum™ foi sujeito a testes de stress rigorosos, desde riscos usando a Escala de Mohs, quedas e desgaste.

De ligações, esta unidade está muito bem equipada com portas USB4 Gen 3×2, USB 3.2 Type A, HDMI 2.1 e áudio combinado. As comunicações são garantidas por O Wi-Fi 6E e o Bluetooth 5.3.

Argumentos, assim, mais que válidos para garantir velocidade e estabilidade para transferências de ficheiros pesados e realização de videoconferências

Perspetiva do ASUS Zenbook A14

Portanto, a ASUS não poupou esforços. Decidiu dotar o A14 de um teclado retroiluminado com teclas de 1,3mm de espessura. A adoção da dobradiça EasyLift faz com que seja agradável e natural a digitação de conteúdo.

Assim como o touchpad equipado. Ele é amplo, suave e preciso e suporte ainda gestos inteligentes.

Ecrã e Multimédia

O ASUS Zenbook A14 destaca logo o seu ecrã vivido e nítido. Construído com tecnologia OLED WUXGA 1920×1200, 400 nits de brilho, formato 16:10, brilho HDR até 600 nits e cobertura total DCI‑P3.

Decerto, proporciona uma imagem com um contraste excecional, pretos que são “pretos” e cores vibrantes.

Detalhe do ASUS Zenbook A14

Apesar da sua colorimetria fiel, tem uma taxa de atualização de 60Hz. Facto que pode desiludir face a outras soluções com 120Hz.

Conta ainda com áudio de alta resolução, 24‑bit/192 kHz, por conta da tecnologia Smart Amp e Snapdragon Sound. Dispõe também de cancelamento de ruído para a realização de vídeo chamadas.

Desempenho

O cérebro que opera esta unidade é o Qualcomm  Snapdragon X1‑26‑100,  processador que oferece um desempenho estável e silencioso para tarefas comuns e, ainda, multitasking leve. Não está indicado para utilizadores mais ávidos e intensos.

O foco são os utilizadores que exijam uma solução on the go, leve, móvel e que possam tirar partido de um portátil em qualquer situação.

A saber, o processador Qualcomm Snapdragon X1‑26‑100, é um chip ARM com 8 núcleos, 3.0Ghz e 30MB de cache. Dispõe de GPU Integrada,  Qualcomm Adreno X1‑45. Enquanto os recursos de inteligência artificial são suportados pela NPU HExagon com desempenho até 45 TOPS.

ASUS Zenbook A14

Assim, a principal desvantagem deste processador é a compatibilidade reduzida com software otimizado para arquitetura x86. Facto que leva a que muitos softwares e jogos não possam funcionar.

Pessoalmente, fiquei desiludido quando tentei jogar o clássico Need For Speed Underground 2 e não pude fazer drift com o meu Nissan Skyline R34 🙁 .

Autonomia e Carregamento

Qualquer ultra portátil digno do seu nome tem de ter argumentos de respeito. Pois bem, o ASUS A14 conta com uma bateria de 70Wh que oferece uma autonomia de 32 horas de utilização ininterrupta.

O carregamento é feito via USB-C a 65W que permite carregar 50% em 45 minutos, e ainda, a carga completa em 92 minutos, tempo estimado.

Outro perfil do ASUS Zenbook A14

Conclusão

Em jeito de fim, o ASUS A14 UX3407QA é uma excelente proposta de mobilidade extrema: leve, elegante, autónomo e confortável para o uso diário. Ecrã de categoria mundial, OLED, permite aumentar significativamente a produtividade. No entanto, também se perfila com um fiel parceiro para nos fazer abstrair do mundano.

Para utilizadores mais exigentes que necessitam de um processador mais capaz, talvez não seja a proposta mais adequada. Se o foco for bateria exímia, máxima portabilidade e fluidez nas tarefas do quotidiano, o ASUS Zenbook A14 é a escolha líder.

Em termos de disponibilidade podes verificar o preço do ASUS Zenbook A14 no site Amazon.es, obtém um desconto de -30 % e podes comprar por 857,15.

Fica mais conectado:

fonte

David Ventura

Share
Published by
David Ventura