O Dyson WashG1 é a mais recente criação dos criativos engenheiros britânicos, prometendo conjugar, num produto elegante e conveniente, as melhores funcionalidades de uma mopa para lavar o chão e um aspirador vertical sem-fios.
O preço, na loja oficial, está nos 699 €, mas já o encontramos mais próximo dos 500 €, por exemplo, na Amazon.ES. Isto posto, estamos perante um produto de gama alta, inserindo-se na categoria de cuidado do lar. Naturalmente, suscitou a nossa curiosidade.
O essencial do Dyson WashG1…
Prós:
- Elegante e robusto (bons materiais de construção)
- Intuitivo – fácil de usar – com o mínimo de atenção e aprendizagem
- Eficácia – lava eficazmente vários tipos de pisos – e também aspira
- Autonomia – bateria suficiente para até +/- 30 minutos
Contras:
- Colocação na base de carga exige alguma atenção e “ginástica”.
- Exige alguma manutenção – sob pena de reduzir a sua longevidade ótima
- Vários elementos a não esquecer de limpar – água, rolos da mopa e tabuleiro de sólidos
- Depósitos podiam ser maiores (capacidade – volume)
Veredito: merecendo 4,5 estrelas em 5 possíveis, o Dyson WashG1 é ideal para lares aconchegantes e quem procura uma solução dedicada, de topo, para lavar o chão.

A “magia” tem lugar junto ao chão, na cabeça de limpeza composta por dois cilindros rotativos que apanham qualquer fibra, pelo de animal, cabelos e demais sujidade no chão enquanto também o lavam, com três níveis ajustáveis para a água dispensada.
Em suma, temos dois depósitos, um para água limpa (superior) e outro para a água suja (exterior), sinalizados a azul e vermelho, respetivamente. Aliás, em operação é algo extremamente satisfatório observar a quantidade de sujidade que se materializa.
Unboxing e acessórios incluídos
A Dyson brilha na atenção dada ao consumidor e na experiência de utilização. Em primeiro lugar, a caixa é fácil de abrir, contendo essencialmente todas as instruções de montagem e operação desta máquina de lavagem de pavimentos.
O que está na caixa:
- Máquina de lavagem de pavimentos – WashG1
- Escova dupla de rolos em microfibra
- Carregador – adaptador de corrente
- Base de carregamento – tabuleiro antirresíduos
- Variada documentação e manuais de utilização
Em breves minutos conseguimos tirar o “pescoço” metálico com o punho e o pequeno ecrã redondo, a cores, além dos botões de controlo. Os demais componentes encaixam de forma simples e expedita uns nos outros, não suscitando dúvidas de maior.
Em simultâneo, podemos também lançar mão da aplicação MyDyson que, além de nos permitir registar o produto, entrega-nos um leque de vídeos auxiliares para todas as etapas da montagem, configuração, manutenção e utilização do produto. Simples e útil.
Assim sendo, temos todas as facilidades para montar o nosso produto, aprender os seus modos de funcionamento e cuidados a ter com o mesmo. Ademais, podemos até lançar mão da assistência técnica através da supracitada aplicação para dispositivos móveis.
Lavar o chão com o Dyson WashG1
Em primeiro lugar, enchemos o depósito superior – com a patilha azul – até ao limite, com água limpa e possivelmente algumas gotas de loção (mas sem exagerar). Em seguida, com tudo encaixado no local, basta carregar no botão vermelho e começar a limpeza.
O seu funcionamento é simples. Aliás, tal e qual um aspirador vertical, temos apenas que ir conduzindo o Dyson WashG1 que se mostra particularmente ágil e até ousaria dizer, leve.
Com efeito, o produto pesa um total de 4,9 kg, mas o peso está perto do chão. Significa isto que não o sentimos (tanto) no pulso e em muito facilita o manobrar da mopa.
Dito isto, podemos também selecionar o nível de hidratação do chão (mais ou menos água), bem como a potência de operação. Temos até um modo “Turbo” para manchas.
O Dyson WashG1 é ágil e leve no pulso
Pode facilmente lavar por baixo de mesas e cadeiras – tem um “pescoço” bastante ágil – e a própria cabeça de limpeza ajuda a empurrar todo o Dyson WashG1 e a minimizar o esforço.
Isto posto, é ideal para lavar manchas variadas no chão, seja vinho ressequido, molhos como ketchup, ou qualquer sujidade em pisos de madeira, acrílico e também cerâmico.
Não é, todavia, indicado para lavar alcatifas, não obstante, faz um impecável trabalho nas demais superfícies. Aliás, é incrível ver a água suja a surgir no depósito inferior do produto.
Água limpa (azul) vs Água suja (vermelho)
Finda cada sessão de limpeza, esta é a mecânica que têm de reter. Encher o depósito superior – com botão azul – de água limpa e esvaziar (e limpar) o inferior (vermelho).
Importa também limpar o tabuleiro inferior, vermelho – onde vão assentar e acumular os resíduos sólidos de maiores dimensões que vão aspirar. Basta deslizar o mesmo, lavar e voltar a instalar, consoante também é amplamente demonstrado nas instruções.
Modo de auto limpeza quando na base a carregar

O Dyson WashG1 possui um modo automático de limpeza que, apesar de consumir algum tempo e obrigar-nos a voltar a tratar dos depósitos, vai mantendo os rolos de lavagem mais limpos, algo cuja importância não posso deixar de sublinhar.
O procedimento leva alguns minutos, mas ajuda a manter a mopa nas melhores condições, pronta e limpa para uma próxima operação. Algo que recomendo vivamente e que pode ser feito colocando o Dyson WashG1 na base e dando início ao mesmo seguindo as instruções.
Conclusão: Dyson WashG1 é um poderoso aliado de limpeza

O seu preço é considerável, mas o produto cumpre aquilo a que se propõe. Por isso, é com facilidade que o recomendo, sobretudo para ter na cozinha, casa de banho, ou para quem tem animais de estimação, pois é igualmente ágil a captar todos estes resíduos e pelos.
Ademais, por ser um produto amplamente desenvolvido, todos os seus aspetos funcionam como seria de esperar e até melhor. Podemos, inclusive, ver o estado de desgaste dos rolos no pequeno ecrã a cores, redondo, no topo do manípulo, também ele muito prático.
Em suma, é este o complemente ideal para quem já tem um aspirador vertical. Isto digo-o com toda a confiança, perfeito para lidar com as manchas do chão e sujidades diversas.
Fica mais conectado:
- OPPO Reno 13FS Review: um smartphone a considerar!
- Motorola Razr 60 Ultra Review: Mudou tudo!
- Xiaomi 15 Review – Longa Vida ao Rei !