Os dados emanam agora do relatório “The Future of Commerce: 2025”, com 63% dos consumidores a preferir, ainda, receber comunicações via email. Assim, superando redes sociais e outros canais digitais.
Com efeito, mesmo com a ascensão das redes sociais e da inteligência artificial, o email continua a ser o canal preferido para os consumidores se conectarem com as marcas.
Email um dos canais de comunicação favoritos

Segundo o relatório The Future of Commerce: 2025, 63% dos consumidores ainda preferem receber comunicações via email. Desse modo, superando redes sociais, SMS e outras formas de contacto.
Ademais, os números confirmam a força deste canal: o mercado global de email marketing deverá atingir 18,9 mil milhões de dólares até 2028. Ou seja, com uma taxa de crescimento anual de 18,8%, segundo dados da Statista.
Estima-se ainda que o número de utilizadores de email no mundo ultrapasse os 4,89 mil milhões em 2027. Portanto, com mais de 408 mil milhões de emails enviados diariamente.
Canal direto, estratégico e à prova de algoritmos
Para as marcas, o email continua a ser um dos poucos canais digitais com controlo total sobre a mensagem e a entrega, sem depender de algoritmos ou alterações nas plataformas.
Aliás, num contexto em que a visibilidade orgânica nas redes sociais e motores de pesquisa sofre constantes mudanças, o email destaca-se como canal fiável e duradouro. É, com efeito, ideal para nutrir relações com os clientes, gerar conversões e reforçar a fidelização.
Mais ainda, com o avanço da Inteligência Artificial, as estratégias de email tornam-se ainda mais eficazes.
A hiperpersonalização, automação inteligente e análise de dados em tempo real permitem prever comportamentos, adaptar mensagens e alcançar o consumidor certo no momento certo.
“O email deixou de ser um canal de envio em massa. Hoje, segmentação, automação e IA são diferenciais para quem procura resultados consistentes”, afirma Iuri Ferreira, Email Marketing & CRM Specialist na E-goi.
Ebook gratuito revela segredos para aproveitar o canal mais lucrativo
Nesse sentido, já para ajudar profissionais e empresas a explorarem todo o potencial do email, a E-goi lançou a nova edição do ebook gratuito. Em causa está o ebook “Email Marketing: Os Segredos do Canal Mais Lucrativo – Versão atualizada para a era da Inteligência Artificial”.
A nova versão, além de desmistificar o email marketing, oferece orientações práticas, tendências e estratégias adaptadas à nova realidade do marketing digital. Mais concretamente, o conteúdo aborda temas como:
- O que é email marketing e por que esta estratégia continua eficaz
- Tipos de emails que pode utilizar no seu negócio
- A importância da segmentação para melhores resultados
- Como automatizar campanhas e ganhar eficiência
- As principais métricas que deve acompanhar
- Como aplicar Inteligência Artificial às suas campanhas
Além disso, fornece um plano de ação para campanhas de email marketing de sucesso. “O objetivo deste conteúdo é mostrar a importância do canal e oferecer todas as ferramentas para tirar o máximo proveito dele”, completa Iuri Ferreira.
Por fim, o ebook gratuito está disponível para download na respetiva ligação.
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