Categories: Dicas

Google revela o verdadeiro impacto ambiental do seu Gemini

A Google acaba de partilhar uma metodologia abrangente para medir o impacto energético, as emissões e a água dos prompts Gemini. Isto posto, e sempre ciente do potencial positivo da IA nas nossas vidas, a tecnológica norte-americana equaciona também o impacto que a infraestrutura subjacente a esta mesma IA. Mais concretamente, que o seu Gemini podem (e têm) no ambiente.

Isto posto, e em jeito de síntese, a Google está a detalhar uma metodologia abrangente para medir o impacto energético, as emissões e a água dos avisos do Gemini.

Qual é o verdadeiro impacto ambiental de um pedido ao Google Gemini?

Mais concretamente, algo que a Google estima que um prompt de texto mediano no Gemini consome 0,24 watts-hora (Wh) de energia. Ou seja, algo equivalente a ver televisão durante menos de nove segundos. Mais, nessa senda, emite 0,03 gramas de dióxido de carbono equivalente (gCO2e) Consome 0,26 mililitros (ou cerca de cinco gotas) de água.

Por isso, os sistemas de IA da Google estão a tornar-se mais eficientes. Aliás, nos últimos 12 meses, a pegada energética e a pegada de carbono total do prompt de texto mediano do Gemini caíram 33x e 44x, respetivamente.

Novos dados ambientais e de eficiência

Estes resultados baseiam-se nas nossas mais recentes reduções nas emissões de energia dos centros de dados e no nosso trabalho para promover a energia livre de carbono e a reposição de água.

A importância de tais medidas é autoexplicativa. Em todo o caso, certo é que a IA está a desbloquear os avanços científicos, a melhorar a saúde e a educação, e pode acrescentar biliões às economias.

Por isso, compreender a sua pegada ambiental é crucial, mas, até à data, os dados completos sobre o impacto energético e ambiental da inferência da IA têm sido limitados.

Aliás, muitos cálculos atuais incluem apenas o consumo ativo da máquina, ignorando todos os outros elementos que ajudam a levar a IA às pessoas em todo o mundo. Ademais, as oportunidades para aumentar a eficiência.

Por isso, a metodologia da Google considera todos os elementos críticos para servir a IA a nível global. Além disso, a empresa acredita que é a visão mais completa de como medir o impacto ambiental de um prompt de texto de IA.

Fica mais conectado:

fonte

Rui Bacelar

Rui Bacelar é um especialista em tecnologia que se destacou pela sua contribuição em plataformas como 4gnews, Pplware, DroidReader e iFeed, produzindo conteúdos sobre smartphones, sistemas operativos e gadgets. É reconhecido pelo seu estilo meticuloso e presença em mais de 300 podcasts e vídeos, consolidando-se como uma referência no jornalismo tecnológico em português

Share
Published by
Rui Bacelar