Google partilha as conclusões do seu The Future Report

O “The Future Report”, potenciado pela Google, acaba de ser publicado. Em si reunindo as vozes de mais de 7.000 adolescentes em toda a Europa.

Com efeito, este relatório, encomendado pela Google e realizado pela consultora juvenil Livity, foi lançado hoje. A ocasião surge à margem de um evento do Conselho da Europa focado em IA e educação.

Google Report (1)

Principais conclusões The Future Report

  • IA para Aprendizagem e Criatividade: Os adolescentes adotaram amplamente as ferramentas de IA. Aqui com 4 em cada 10 (40%) a utilizá-las diariamente ou quase diariamente. 81% afirmam que a IA melhora a sua criatividade e 65% afirmam que os ajuda a gerar novas ideias ou soluções. No entanto, mais de um quarto (28%) refere que as suas escolas não aprovaram a utilização de qualquer ferramenta de IA, realçando uma clara necessidade de orientação.

  • Capacidade de Escolha e Pensamento Crítico: Os adolescentes são navegadores ativos, não consumidores passivos. Com efeito, 55% afirmam considerar se o conteúdo é fiável e referem frequentemente a importância de manter o pensamento crítico ao utilizar a IA. Ademais, também procuram ativamente o equilíbrio: 57% relatam uma relação equilibrada entre o tempo online e offline.

  • Uma Janela Limitada para Conselhos Parentais: Os pais são a fonte de conselhos mais confiável sobre hábitos online saudáveis (32%). Porém, esta confiança diminui drasticamente com a idade. Aliás, cai de 54% dos adolescentes mais jovens (13-15 anos) para apenas 19% dos mais velhos (16-18 anos). Portanto, o que sugere que a melhor altura para os jovens aprenderem hábitos online saudáveis é enquanto ainda estão abertos a conversas com adultos em quem confiam, como também sublinha a importância crítica da intervenção precoce em programas de literacia digital e segurança.

Compromisso da Google com os utilizadores

A Google tem um compromisso de longa data em capacitar os utilizadores. Aliás, especialmente as crianças, com experiências adequadas à idade e também com as competências necessárias para um envolvimento online seguro, crítico e responsável.

Portanto, isto inclui investimentos significativos em literacia de IA, literacia mediática/informacional e segurança online:

  • Competências de IA avançadas para apoiar a aprendizagem: A Google está a apoiar a literacia em IA através de programas educacionais como o Experience AI e ao disponibilizar ferramentas de IA como o Gemini a utilizadores mais jovens para auxiliar a aprendizagem, com supervisão e controlos parentais adequados através do Family Link.

  • Apoiar o pensamento crítico através de programas educacionais de literacia da informação e dos media. A “Be Internet Awesome” ensina competências fundamentais de segurança digital. “Meet LEO” apoia os pais. “Super Searchers” ensina o pensamento crítico e as competências para navegar pela IA e informação. A “Experience AI” (desenvolvida com a Google DeepMind e a Raspberry Pi Foundation).

  • Salvaguardas do Produto: Integramos proteções adequadas à idade em produtos como a Pesquisa (SafeSearch) e o YouTube (experiências supervisionadas). Ademais, restringiram o conteúdo sensível de anúncios para utilizadores com menos de 18 anos. Também estamos a testar e a implementar tecnologias como a estimativa de idade baseada em machine learning (aprendizagem de máquina) para aplicar melhor as configurações apropriadas à idade.

  • Apoio aos pais: O Google Family Link é a nossa aplicação de controlo parental que permite aos pais definir regras digitais básicas, gerir o tempo de ecrã e filtrar conteúdo.

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