O Kobo Clara Colour promete restaurar o bom vício de leitura na humanidade. Pelo menos esta é uma das premissas que motiva a marca em desenvolver leitores de livros eletrónicos, vulgarmente conhecido, por eReaders.
De tudo o que já experimentei, este Kobo Clara Colour destaca-se logo pela sua simplicidade. Além disso, é a marca de entrada, da Rakuten, empresa mãe, no mercado de dispositivos com ecrã a cores.
Posicionando-se, assim, como uma alternativa acessível para quem aprecia conteúdo ilustrado como banda desenhada, revistas e livros de receitas.
É apenas um ecrã num formato que cabe na palma da mão e uma bateria que promete longevidade e autonomia. Nada se pode solicitar mais de um eReader. Mas vejamos com circunstância o que nos reserva.
A Rakuten teve a amabilidade de incluir uma Capa SleepCover em Azul Crepúsculo para uma melhor experiência e conferir uma melhor proteção ao equipamento a teste.
A sua construção é sólida e robusta. A Rakuten recorreu a plástico reciclado e selou o equipamento tornando-o resistente à água com certificação IPX8. Permite uma imersão total em água até 2 metros de profundidade até 60 minutos.
O ecrã é alimentado por um E Ink Kaleido™ 3 de 6 polegadas e com resolução de 1448 x 1072, com 300 PPI a preto e branco e 150 PPI a cores.
A saber, o Kobo Clara Colour dispõe de tecnologia ComfortLight Pro, que permite um ajuste automático à luz azul, permitindo, assim, uma redução do cansaço ocular.
O eReader pesa cerca de 174 gramas e tem como dimensões 112 x 160 x 9,2 mm. No entanto, não muito maior que uma folha de papel A5.
O eReader é alimentado por um cpu MediaTek MTK8113T de 2 núcleos ARM A53 a 2 GHz, com 16 GB de armazenamento interno. Ou seja, pode armazenar até 12.000 eBooks ou 75 audiolivros.
Para garantir a total conectividade dispõe: Wi-Fi 5, Bluetooth para emparelhar auriculares e porta USB-C para carregamento rápido e transferência de ficheiros.
No que toca ao formato de ficheiros suportados inclui: EPUB, EPUB3, PDF, MOBI, CBZ, CBR, TXT, HTML, RTF, JPEG, PNG, GIF, BMP, TIFF, além de MP3 e M4A para audiolivros.
A autonomia é garantida por uma bateria 1500 mAh. Conforme o próprio site da marca:
mais que suficiente para durar até 42 dias, com base em 30 minutos de leitura por dia com a luz frontal com uma luminosidade de 30% e o Wi-Fi e a tecnologia sem fios Bluetooth® desligados.
De facto, para mim, sempre fui, enquanto consumidor ávido de tecnologia, muito cético a esta nova moda dos eReaders.
Observava colegas de trabalho a transportarem diariamente o equipamento para desfrutar da sua leitura digital nos tempos mortos.
Com toda a certeza que este Kobo Clara Colour foi uma experiência muito positiva. A sua facilidade de transporte e de utilização são aquilo que mais contribui para a experiência de leitura.
Além disso, o seu ecrã e tamanho de letra personalizável permite destacar texto em várias cores, alterar o tipo de letra, margens, espaçamento e permite também o modo de leitura noturna.
Um ponto a favor é sem dúvida a interoperabilidade. Existe suporte para empréstimos de eBooks de bibliotecas através dos serviços OverDrive e Libby, obviamente condicionado pela disponibilidade regional.
A portabilidade é algo muito importante. Neste pequeno dispositivo temos uma biblioteca com os nossos livros preferidos. Facto esse que alivio consideravelmente o peso a transportar quando queremos ir de férias e não deixar ficar para trás as leituras.
Como reportado, a resolução a cores é inferior à resolução a preto e branco, o que pode afetar a nitidez de texto demasiado longos.
O design do ecrã pode acumular poeira e impressões digitais, o que pode ser menos a longo termo. No entanto, nada que uma película e uma limpeza cuidada não resolva.
A versão preta está disponível por 169.99 euros.
Enquanto que a nova cor branca está em fase de pré lançamento, com data prevista a 23 de Setembro de 2025, com um preço também de 169.99 euros.
Podes embelezar o teu Kobo Clara Colour com as capas oficiais, sendo assim:
Consulta o site oficial para confirmar os preços e disponibilidade!
Fica ainda mais conectado: