LG tem boas notícias para sorrir no início de 2025

A LG Electronics acaba de anunciar os resultados financeiros preliminares relativos ao primeiro trimestre de 2025. Aí reportando uma receita consolidada de 22,7 biliões de wons coreanos (cerca de 16 mil milhões de dólares). Isto além de um lucro operacional de 1,3 biliões de wons coreanos (aproximadamente 917 milhões de dólares).

Com efeito, esta é a primeira vez que a receita da LG num primeiro trimestre ultrapassa os 22 biliões de wons coreanos. Apesar dos desafios macroeconómicos atuais, incluindo a desaceleração económica global. Isto dito, o foco da empresa em negócios de “crescimento qualitativo” desempenhou um papel fundamental.

LG apresenta resultados preliminares do 1.º trimestre de 2025

LG - Twin Towers

Especialmente nos setores B2B, o negócio de Eco Solution (ES) tem sido o principal impulsionador do crescimento tanto da receita como do lucro. Além disso, outras áreas – como serviços de subscrição, publicidade e conteúdo baseados em webOS. Além de vendas diretas ao consumidor (D2C) que, efetivamente, também contribuíram para os resultados recorde da empresa.

O lucro operacional ultrapassou o bilião de wons coreanos pelo sexto ano consecutivo, continuando a refletir uma estrutura de lucros estável.

O aumento da receito em áreas com uma grande margem criou um forte efeito de alavancagem operacional, ajudando a sustentar uma estrutura de lucros estável.

Ademais, outros impulsionadores do nível de lucro incluem a alocação eficiente de recursos. Isto bem como a normalização dos custos relativos a matéria-prima e logística e uma maior agilidade nas operações de produção globais.

Eletrodomésticos premium também impulsionaram lucros

No segmento de soluções para eletrodomésticos, os produtos premium da LG mantiveram uma forte liderança no mercado global. Com efeito, o segmento dos eletrodomésticos de encastre – um segmento B2B.

Isto juntamente com as vendas de componentes essenciais, como motores e compressores, também contribuíram significativamente para a performance empresarial.

Por outro lado, o negócio de subscrição da empresa, que combina hardware e serviços, está a expandir-se rapidamente. Aliás, em 2025, a LG planeia fortalecer ainda mais a sua linha de produtos com capacidade de subscrição e os seus serviços de atendimento ao cliente, além de acelerar a implementação global deste modelo.

Media e Entretenimento brilham no seio da LG

Em seguida, no setor das soluções de media e entretenimento, a partir deste ano, a LG tem estado a integrar nos seus negócios baseados em ecrãs. Aqui incluindo TVs, IT (portáteis e monitores) e ID (ecrãs comerciais). Tudo para gerar sinergias na sua plataforma de publicidade e conteúdo baseada no webOS, tradicionalmente centrada em TVs inteligentes.

Por outro lado, a linha de TVs LG para 2025 apresentou recursos otimizados de IA, como recomendações personalizadas de conteúdo, uma qualidade de imagem superior e um som imersivo.

Com efeito, os novos produtos, como o portátil ultraleve LG gram Pro AI e o monitor portátil de lifestyle StanbyME 2, receberam um feedback positivo dos mercados globais. Além disso, o segmento de displays comerciais também garantiu diversos contratos internacionais de grande escala.

Soluções para veículos também cresce em 2025

O negócio de soluções para veículos continua a expandir as vendas de produtos com alto valor acrescentado. Isto especialmente em sistemas de infotainment no veículo (IVI), ao mesmo tempo em que diversifica para plataformas de conteúdo para automóveis.

A LG Magna e-Powertrain está a fortalecer a sua competitividade através de tecnologias avançadas de motores e inversores. Na prática, otimizando as capacidades operacionais nas suas unidades de produção globais para sustentar o crescimento a longo prazo.

Paralelamente, o negócio de iluminação automóvel está a acelerar o desenvolvimento de tecnologias de última geração. Vejam-se, por exemplo, os sistemas de luzes inteligentes e de alta resolução, melhorando, ao mesmo tempo, a eficiência geral.

A/C, Aquecimento e Ventilação

Mais ainda, o negócio de soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) começou a operar como uma empresa independente no primeiro trimestre.

Com efeito, ao concentrar as suas capacidades comerciais na essência do negócio AVAC baseado em pedidos e características dos clientes, a empresa está a aumentar a sua contribuição para os lucros.

Por exemplo, no segmento AVAC comercial, a LG conquistou importantes contratos internacionais em mercados como Singapura. Isto graças à sua capacidade de fornecer soluções localizadas e personalizadas.

Por outro lado, no futuro, a LG pretender tornar a sua oferta AVAC num pilar fundamental do seu portefólio B2B. Na prática, alavancando as suas tecnologias exclusivas em compressores, ventiladores, alternadores de calor e motores com IA.

Ademais, no mercado residencial, a LG planeia manter a sua liderança com inovações impulsionadas por IA. Além disso, nos setores industrial e de geração de energia, a empresa procura ativamente novas oportunidades com sistemas de chillers de grande escala.

Por fim, importa frisar que estes números são uma estimativa dos lucros consolidados com base nas K-IFRS fornecidas como um serviço aos investidores antes dos resultados finais da LG Electronics, incluindo o lucro líquido. Desse modo, os detalhes sobre cada divisão serão anunciados oficialmente ainda este mês.

Fica mais conectado:

via

Tens de conhecer!