A LG Electronics apresenta o UltraFine evo 6K (modelo 32U990A). Em causa está o primeiro monitor 6K do mundo com conectividade Thunderbolt 5.
Assim, estreando-se sob a nova marca UltraFine evo, dedicada a monitores premium de ultra-alta resolução, o 32U990A foi concebido especificamente para editores de vídeo profissionais, designers gráficos e outros criadores que trabalham dados com fluxos de trabalho exigentes e intensivos.
Em si, combinando uma resolução 6K ultranítida (6.144 x 3.456), precisão excecional de cores e conectividade de alta velocidade. Assim, o novo equipamento oferece aos utilizadores mais rapidez e eficiência no trabalho.
Em primeiro lugar, o 32U990A – o primeiro monitor 6K com suporte para Thunderbolt™ 5 – já recebeu o CES 2025 Innovation Award e o iF Design Award 2025. Assim, dando continuidade ao legado da série LG UltraFine – uma linha de monitores 5K otimizada para dispositivos Mac.
Ora, a marca UltraFine evo vem elevar ainda mais o patamar dos monitores de nível profissional, como demonstra o desempenho excecional e as capacidades impressionantes deste modelo inaugural.
O monitor premium da LG foi desenvolvido para responder às necessidades dos profissionais criativos, oferecendo uma fidelidade de imagem sem falhas e clareza de texto de última geração.
O ecrã de 32 polegadas com resolução 6K HiDPI apresenta uma densidade de 224 PPI, proporcionando texto mais nítido e detalhes visuais precisos. Com uma calibração de fábrica que proporciona uma expressão de cor consistente com o macOS, o 6K UltraFine evo cobre 98% do espaço de cor DCI-P3 e 99,5% do Adobe RGB. Assim, assegurando uma reprodução fiel de imagens para edição de vídeo, fotografia e produção gráfica.
Certificado com VESA DisplayHDR™ 600, garante brilho consistente e cores realistas, fundamentais para trabalhos gráficos e de vídeo detalhados. Além disso, será introduzido o Studio Mode, com três predefinições de cor específicas para dispositivos Mac.
Pensado para utilizadores profissionais, o 32U990A oferece uma resolução 6K que disponibiliza 2,56 vezes mais píxeis do que um monitor UHD 4K (3.840 x 2.160). Ao utilizar dois monitores 6K UltraFine evo em configuração dupla, os utilizadores obtêm um espaço de trabalho massivo, com quase cinco vezes a área de ecrã de um único monitor UHD 4K. Para sistemas baseados em Thunderbolt™, esta configuração multimonitor é facilmente viabilizada através de daisy-chaining ou encadeamento, aumentando a eficiência no multitasking e otimizando os fluxos de trabalho digitais.
O novo monitor funciona também como hub profissional, com comutação KVM integrada e múltiplas portas de conectividade, permitindo uma operação fluida entre sistemas Mac e Windows. Isto possibilita que os criadores visualizem conteúdos móveis no formato ideal enquanto trabalham em tarefas de produção.
A compatibilidade com Thunderbolt™ 5 assegura integração perfeita com dispositivos Mac e funciona como hub de alta velocidade para SSDs, eGPUs e outros periféricos. Oferecendo até 120 Gbps de transferência unidirecional de dados – três vezes mais rápido do que o Thunderbolt 4 – suporta renderização 4K em tempo real e transferência rápida de ficheiros de vídeo 8K RAW, tornando o 32U990A ideal para fluxos de edição e upscaling de vídeo com recurso a IA.
Em suma, visualmente marcante e poderoso, o design Virtually Borderless em quatro lados oferece uma estética clean e minimalista e uma experiência de visualização imersiva.
Além disso, tem ajustes ergonómicos de inclinação e rotação proporcionam conforto em longas sessões de edição e tornam-no ideal para conteúdos em formato vertical. Isto como YouTube Shorts e Instagram Reels.
Aliás, o Thunderbolt™ 5 contribui ainda para a redução da desorganização de cabos. Assim, mantendo os espaços de trabalho arrumados e permitindo configurações flexíveis com múltiplos monitores.
“Com muitos editores de vídeo a gerir agora fluxos de trabalho complexos e de múltiplos projetos, a necessidade de monitores de ultra-alta resolução, com cores precisas e conectividade rápida, nunca foi tão urgente”, afirmou YS Lee, head do IT Business da LG Media Entertainment Solution Company. “Um ecrã preparado para o futuro, de qualidade incomparável, o novo UltraFine evo 6K supera largamente essa necessidade, ajudando os criadores profissionais a trabalhar mais depressa, de forma mais inteligente e a alcançar os melhores resultados.”
Por fim, o monitor UltraFine evo 6K está a ser lançado na Coreia do Sul e no Japão, com um lançamento global. Aliás, incluindo os EUA e a Europa – previsto para outubro
Fica ainda mais conectado: