A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT deu a saber que a equipa da NOVA LINCS ficou em segundo lugar no prémio internacional Amazon Nova AI Challenge.
Em causa está uma competição universitária que desafiou estudantes e investigadores de todo o mundo a criar soluções de Inteligência Artificial (IA) Generativa para modelos de linguagem avançados.
Competição promovida pela Amazon no âmbito da IA Generativa
Em janeiro de 2025, dez universidades previamente selecionadas começaram a competir na Amazon Nova AI Challenge. Na prática, uma nova iniciativa da Amazon dedicada ao desenvolvimento de aplicações seguras de IA Generativa.
A proposta da competição universitária consistiu na criação de um código com modelos de linguagem de grande escala (LLMs) que fosse resiliente a ataques cibernéticos.
O desafio pretendeu responder a uma questão crítica. Será possível desenvolver assistentes de programação baseados em IA que sejam úteis e seguros?
A final ocorreu nos dias 26 e 27 de junho, em Santa Clara, Califórnia, onde as quatro equipas finalistas, incluindo a NOVA FCT. Aí defrontaram-se num torneio concebido para testar a segurança de modelos contra condições adversas e ataques cibernéticos de bots concorrentes.
Equipa portuguesa conquistou o 2.º lugar
Esta semana foram divulgados os vencedores. Em primeiro lugar, a Team PurpCorn-PLAN, da University of Illinois Urbana-Champaign, e a Team PurCL da Purdue University, receberam 250 mil dólares.
Em segundo lugar, está a equipa portuguesa da NOVA FCT assim como a Team AlquistCoder, da Czech Technical University. Aliás, ambas as equipas receberam 100 mil dólares como prémio, além dos 200 mil dólares iniciais que todas as dez equipas participantes receberam para desenvolver as soluções de IA.
Investigadores portugueses do departamento NOVA LINCS

A Team RedTWIZ é liderada pelos investigadores David Semedo e João Magalhães do departamento da NOVA LINCS, que juntou inclui Diogo Silva (team leader), Rafael Ferreira, Diogo Tavares, João Soares, Artur Horal, Iago Paulo, Daniel Pina, Henrique Paz.
“A conquista da segunda posição numa competição internacional que reúne um conjunto de universidades de destaque mundial nas áreas do desenvolvimento científico e tecnológico, vem reforçar a qualidade da nossa investigação científica e da inovação demonstrada pelos nossos alunos”, afirma João Magalhães, um dos coordenadores da equipa da NOVA FCT.
Entre as conclusões desta primeira edição do Amazon Nova AI Challenge, a Amazon aponta que os métodos inovadores revelaram a possibilidade de criar um compromisso entre a segurança e funcionalidade no desenvolvimento de IA generativa.
Em destaque, a competição demonstrou a importância de testar a segurança em conversas prolongadas com IA. Ora, que o desenvolvimento de dados sintéticos foi crucial para melhorar o treino dos modelos. Isto bem como a relevância de aplicações reiais para o desenvolvimento responsável de IA.
A NOVA FCT participa pela terceira vez no Amazon AI Challenge e é a terceira vez que fica nos dois lugares de topo. Por fim, em 2023, a equipa da NOVA FCT alcançou o primeiro lugar do Alexa Prize TaskBot Challenge 2 e venceu 500 mil dólares.
Fica mais conectado:

