Hoje, no 54.º Dia Mundial do Ambiente, a OPPO, marca de referência em inovação de dispositivos inteligentes, publicou o seu Relatório de Sustentabilidade de 2024.
Com efeito, é algo que faz pelo quinto ano consecutivo. A marca anuncia que atingiu o pico das emissões de carbono nas suas operações em 2022. Ou seja, dois anos antes do objetivo climático definido originalmente.
Em primeiro lugar, sendo uma empresa global de tecnologia com operações em mais de 70 países e regiões, é a quarta maior marca de smartphones do mundo há quatro anos consecutivos. Ou seja, mostrando a sua relevância neste competitivo mercado mobile.
Assim, este relatório também descreve os esforços e conquistas da OPPO na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.
Na prática, focando-se nestas cinco áreas: inovação virtuosa, proteção ambiental, envolvimento do ecossistema, operações e conformidade, e cuidado com os colaboradores.
Em síntese, impulsionada pela recente renovação da marca – com a tagline “Make Your Moment” –, a OPPO vai acelerar o progresso em sustentabilidade. Isto para criar impacto significativo através da inovação verde e da tecnologia responsável.
Tornar as operações e produtos OPPO mais ecológicos
Desse modo, na sequência do compromisso, assumido em 2023, de atingir o pico das emissões de carbono até 2024 e a neutralidade de carbono até 2050.
Isto nas suas próprias operações, onde a OPPO tem vindo a explorar ativamente novos modelos para reduzir a intensidade das emissões.
Aliás, nesse sentido, muitas iniciativas mostram resultados, com as emissões operacionais de carbono a cair tanto em 2023 como em 2024.
Em 2024, a OPPO conseguiu uma redução anual de 3.2% nas emissões de Alcance 1 e 2, igualando a capacidade anual de sequestro de carbono de cerca de 514.320 árvores adultas.
Ademais, ao mobilizar os seus parceiros da cadeia de abastecimento, a OPPO reduziu as emissões de Alcance 3 em 9.3%. Isto, aliás, em comparação com o ano anterior.

Para além destes esforços de redução de carbono, a OPPO também implementa práticas de gestão ecológica em todo o ciclo de vida dos seus produtos.
Com efeito, em 2024, implementou um design de embalagem leve em toda a sua linha de smartphones, reduzindo o consumo de papel em 10 toneladas por milhão de unidades. Ou seja, o equivalente a preservar aproximadamente 200 árvores.
A empresa também adota materiais reciclados feitos a partir de resíduos de plantas, como a cana-de-açúcar e o bambu. Isto para substituir os materiais tradicionais de papel.
Na Europa, a proporção de material reciclado nas embalagens das caixas dos telemóveis aumentou de 45% para 55%.
Além disso, a OPPO integra soluções de engenharia inovadoras para melhorar a durabilidade dos seus produtos: o OPPO A3 Pro, por exemplo, apresenta uma robustez de 360° à prova de danos. Isto para melhorar a proteção contra quedas e aumentar a durabilidade no dia a dia.
A inovação virtuosa simplifica a vida diária
A OPPO mantém a tecnologia e a inovação como prioridades estratégicas, com um portefólio global de mais de 113.000 pedidos de patentes. Aliás, 91% das quais são patentes de invenção.
Impulsionada pela sua missão de “Tecnologia para a Humanidade, Bondade para o Mundo”, a OPPO está empenhada em tornar a tecnologia acessível a todos.
Também introduziu funcionalidades de IA em toda a sua linha de smartphones, proporcionando mais de 100 recursos a 50 milhões de utilizadores em todo o mundo.
Através do seu compromisso com a inovação inclusiva, a OPPO desenvolveu recursos de acessibilidade. Aqui incluindo a conversão de texto em voz em tempo real, a ampliação de conteúdo e a correção de cor adaptativa. Desse modo, permitindo que os utilizadores com deficiências auditivas ou visuais se envolvam totalmente com a tecnologia digital.
Saúde como uma das prioridades da OPPO

A saúde é outra área na qual a OPPO está a tirar partido dos seus vastos recursos e inovação para criar produtos e experiências mais focados no utilizador.
Por exemplo, os smartwatches da marca integram a funcionalidade proprietária “Health Insights”. Plataforma que utiliza dados de sensores e algoritmos de IA para monitorizar sinais vitais como o ritmo cardíaco, a pressão arterial, a saturação de oxigénio no sangue e o sono em tempo real.
Portanto, combinando tudo isto com a análise da mudança de temperatura, da qualidade do sono e outras características, os smartwatches OPPO oferecem aos utilizadores uma avaliação personalizada dos riscos de saúde, bem como sugestões.
Destaca-se o algoritmo de classificação da pressão arterial alimentado por IA, que permite uma avaliação contínua e discreta do risco de hipertensão. Aqui especialmente útil em casos de hipertensão primária em jovens e adultos de meia-idade.
Em suma, é este o maior estudo do mundo, em contexto real, sobre previsão discreta do risco de pressão arterial.
Envolvimento com a comunidade local enquanto cidadão corporativo
Em 2024, a OPPO doou mais de 450 milhões de yuans (RMB) a organizações sociais e de apoio público. Na prática, implementando uma série de iniciativas em áreas como o ambiente, a cultura, o desporto e a educação, que ajudam a construir comunidades mais sustentáveis.
Em colaboração com o Discovery Channel, a marca lançou a iniciativa ‘Culture in a Shot’ no mesmo ano, cujo objetivo é mostrar a diversidade cultural através da tecnologia de imagem.
Aliás, foi com o tema “Portraits of Legacy” em 2024 e “Celebrate the Moment” em 2025, que a iniciativa destacou exemplos do património cultural imaterial e histórias de festivais e celebrações em 15 países.
Mais ainda, em 2024, a OPPO também se uniu à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Isto para doar 1.000 tablets e apoiar a educação dos jovens e o desenvolvimento cultural em África e na Ásia.
Fica ainda mais conectado: