A rádio está preparada para os carros conectados! Com efeito, a Bauer Media Group junta-se a iniciativa conjunta da indústria radiofónica na Europa e Austrália. Isto para garantir a escuta de rádio nos automóveis
É, assim, um marco histórico que assinala uma nova era de colaboração entre líderes de radiodifusão na Europa e Austrália. Aqui com uma visão comum para assegurar o acesso à rádio nos carros conectados da atualidade.
A rádio continua pujante em 2025
A Bauer Media Group juntou-se à União Europeia de Radiodifusão (EBU) em palco, em Madrid, durante o WorldDAB Automotive 2025. Isto para revelar uma nova e unificada visão sobre como os radiodifusores e os fabricantes automóveis podem colaborar para apoiar a escuta de rádio nos carros conectados.
Com efeito, este alinhamento estratégico surge num momento crucial. Aqui com a rádio a representar atualmente mais de 80% do consumo de áudio dentro dos automóveis em pleno 2025.
Visão Radio Ready para o futuro da rádio
A visão, denominada Radio Ready, assenta em três princípios fundamentais: em primeiro lugar, a rádio deve ser proeminente e conveniente. Em segundo, as aplicações de rádio devem ser fáceis de encontrar. E, em terceiro lugar, os assistentes de voz devem ser fiáveis.
O objetivo final é assegurar e promover o lugar da rádio nos automóveis. Isto à medida que a tecnologia automóvel – e as necessidades dos ouvintes – continuam a evoluir.
A propósito, esta é a primeira vez que existe uma iniciativa conjunta entre rádios públicas e comerciais. Com efeito, o grupo de trabalho reúne parceiros-chave de toda a Europa. Ora, aqui incluindo o Bauer Media Group, a União Europeia de Radiodifusão (EBU), a Associação de Rádios Europeias (AER), a BBC, a Global, a NRJ, a RTL, a R. France e a SR. Aliás, tendo ainda recebido o apoio da Antenna Group e da R. Hamburg na Europa.
Ademais, o movimento está também a ganhar força a nível global, com a RCA – o organismo que representa todas as rádios comerciais na Austrália. Isto a juntar-se à iniciativa no início desta semana. O grupo de trabalho convida todos os restantes radiodifusores e entidades do setor a aderirem e a apoiar a iniciativa Radio Ready.
Bauer Media Group liderou os esforços
A Bauer Media Group tem desempenhado um papel importante na união de vozes-chave da indústria radiofónica na Europa e na Austrália. Aí promovendo um maior alinhamento e colaboração num momento determinante para a rádio nos automóveis.
Assim, ao assumir um papel ativo na defesa de uma abordagem unificada, a Bauer tem contribuído para gerar o impulso necessário para um envolvimento eficaz com o setor automóvel.
Por isso, Tobias Nielsen, Senior Vice President Digital do Bauer Media Group, que participou na apresentação em palco em Madrid, afirmou:
“É essencial, tanto para a democracia como para a segurança pública em momentos de emergência – bem como pelo valor cultural que a rádio oferece – que esta continue a ser acessível, visível e facilmente localizável nos carros conectados do futuro. É com satisfação que vemos o alinhamento alcançado em toda a indústria radiofónica, pois acreditamos ser fundamental trabalharmos em conjunto com o setor automóvel para garantir que as pessoas continuam a ter acesso à rádio nos carros conectados do futuro.”
Fica mais conectado: