Os Sony WF-C710N são um bom par de auriculares, com excelente relação qualidade / preço, especialmente quando comparados com o modelo topo de gama, os WF-1000XM5. O preço deste par oscila, à data de redação deste artigo, os 100 €, tornando-os competitivos.
Em causa está o mais recente modelo de gama média da Sony, ideais para quem valoriza o conforto de utilização, a autonomia e o cancelamento ativo do ruído. O melhor de tudo? O esquema de cor, aqui em Blue Glass, ou vidro azul com uma estética bem retro.
Se poderiam ser melhores em certas áreas como a robustez de construção, ou perfil sonoro? Sim, mas pelo preço os Sony WF-C710N são uma compra recomendada, sobretudo com este esquema de cor desde o azul transparente, ao rosa-creme, branco e preto.
A versão testada, em azul-transparente, despertou, é certo, boas e calorosas memórias de outrora, aliadas aqui à comodidade de uns (muito) bons auriculares Bluetooth TWS.
Unboxing e acessórios

A experiência de unboxing é simples e pragmática. Em primeiro lugar, pontos extra pela embalagem clara, fácil de ler e perceber, além de ecológica – sem plásticos e feita maioritariamente de papel reciclado e composta por dois elementos principais.
Ao retirar a “manga” exterior acedemos à caixa interior onde temos, aí sim, os auriculares no seu estojo de transporte e carregamento, dois pares adicionais de pontas em silicone (tamanho L e S, com o tamanho M já instalado). Isto além do cabo USB-C para USB-A para carregamento, bem como a documentação legal e código QR para descarregar a app.
Em suma, temos uma caixa com comunicação clara dos principais elementos e caraterísticas do produto, além do fácil acesso aos auriculares, sem descurar a sua proteção até chegar às nossas mãos. Em suma, uma abordagem direta e eficaz.
Design e qualidade de construção

Primeiramente, a sua cativante aparência em azul transparente. Um toque que muito apreciei, apesar de poder ser associado com brinquedos e não tanto com produtos premium, foi esta homenagem ao estilo muito em voga do final dos anos 90 e anos 2000 em que uma miríade de eletrónicos se vestiu de trajes transparentes.
Em todo o caso, podem sempre optar por tons sólidos / opacos como o preto, branco, ou rosa, para um aspeto mais convencional.

Atentando no design, a caixa em formato cilíndrico, dos Sony WF-C710N, revelou-se muito fácil de transportar no bolso. Aliás, desliza facilmente para qualquer bolso do casaco, pasta, ou calças, merecendo um destaque positivo ao facilitar o seu uso e transporte diário.
Encaixe muito confortável com os Sony WF-C710N
Em seguida, atentando no formato propriamente dito dos auriculares, temos o já tradicional aspeto de seixo, com uma superfície circular sensível ao toque, para controlo da reprodução e funções principais dos Sony WF-C710N, com ótimo encaixe na orelha.

Concretizando, os Sony WF-C710N têm um formato intra-auricular, com pontas de silicone para melhor encaixe e isolamento passivo do ruído. Além disso, têm certificação IPX4, pelo que resistem a salpicos e suor, podendo ser usados para a prática desportiva ao ar livre.
Importa ser dito que o encaixe na orelha é firme, sem causar dor ou desconforto com uso prolongado. Para tal contribui o seu formato ergonómico e a leveza de cada auricular, ambos pontos positivos. Apenas a robustez da caixa poderia inspirar mais confiança.
Qualidade de áudio muito boa
Os auriculares Sony WF-C710N serão capazes de agradar à maioria dos utilizadores sem necessidade de ajustar o seu equalizador. Em parâmetros como o timbre, palco sonoro e assinatura de som geral, a Sony fez aqui um excelente trabalho, muito equilibrado.
Aliás, a marca assim o prometeu aquando do lançamento dos auriculares, com mínima distorção e bastante imersão, gostei imediatamente da sua assinatura de som. Para tal contribui também o excelente cancelamento passivo do ruído logo que os colocamos.
Em suma, atendendo às suas especificações, existem algumas a considerar. Primeiro, os drivers são pequenos, com 5mm, ao passo que os codecs Bluetooth suportados são apenas os básicos SBC e AAC, apesar da tecnologia DSEE (Digital Sound Enhancement Engine).
Também podes atender chamadas nos Sony WF-C710N
Os Sony WF-C710N têm microfones incorporados, não só para agilizar no ANC, mas também para permitir atender (e efetuar) chamadas. A qualidade da voz é suficientemente boa para percebermos bem a pessoa que está do outro lado e vice-versa. Mesmo em situações com mais vento no exterior, conseguimos ter uma conversa sem problemas.
Mais ainda, a Sony introduz aqui a sua tecnologia “Precise Voice Pickup”, já com IA, para captar com maior precisão a voz da pessoa, isto mesmo em ambientes mais ruidosos. É um trunfo que funciona e, da experiência que tive, melhora este ponto de utilização.
A propósito, para atender bastará tocar na superfície sensível ao toque dos auriculares, também se podendo rejeitar a chamada, ou terminar a mesma.
Autonomia de bateria acima da média nos WF-C710N
A autonomia de bateria nos Sony WF-C710N, durante os testes, ficou acima das 9 horas, com cerca de uma hora de utilização diária. Ou seja, escuso de me preocupar com carregamentos durante a semana, mesmo com o ANC sempre ativo (e no máximo).
Isto posto, as métricas que registei estão acima das 8,5 horas declaradas pela própria Sony e ligeiramente acima da média de mercado. Ou seja, são um dos pontos fortes do modelo em questão, sendo a autonomia um ponto sempre crucial para boa fruição do produto.
O melhor de tudo? A caixa entrega um total de 30 horas de autonomia adicional, pelo que durante boa parte do mês não precisei de me preocupar com a carga. Para tal, sempre que abrimos a caixa temos um LED que se ilumina entre o verde, amarelo e vermelho para indicar o estado de carga, além de podemos consultar a aplicação de companhia.
9 horas de autonomia nos auriculares e mais 30 na caixa dos Sony WF-C710N
Em suma, é este um aspeto excelente dos auriculares, indo muito além da autonomia necessária para um dia de trabalho. Aliás, se colocarmos os auriculares na caixa entre sessões de utilização, temos sempre carga para o que queremos.
Infelizmente não temos carregamento sem-fios (wireless) na caixa do produto, mas tampouco contava com isso num modelo de gama média.
App Sony Sound Connect
Primeiramente, para tirar o máximo partido dos Sony WF-C710N aconselho a instalar a aplicação Sony Sound Connect, grátis para Android e iOS. A app permite descarregar atualizações de firmware, visualizar informações sobre a bateria e ajustar os controlos de som ambiente, bem como tirar partido das principais funções dos auriculares.
Aliás, se quiserem, podem usar a função de Controlo de Som Adaptável para que o ANC ative ou desative automaticamente, dependendo das nossas ações e locais. Pessoalmente, não ativei, não senti que fosse preciso o suficiente para se tornar útil no quotidiano.
A app Sound Connect dá-nos também o equalizador que permite ajustar o som dos auscultadores consoante as nossas preferências. Podemos optar entre vários predefinições de equalizador ou criar a nossa própria configuração.
Também nos permite “brincar” com o áudio espacial, para fazer uma varredura ao formato do ouvido para uma experiência aprimorada com o Sony 360 Reality Audio. Além disso, temos os controlos do Cancelamento Ativo do Ruído (ANC) nos auriculares.
Cancelamento Ativo do Ruído nos Sony WF-C710N
Os Sony WF-C710N têm, de imediato, excelente cancelamento passivo do ruído, isto seja pelo seu formato que tapa o nosso ouvido externo, seja pelas pontas em silicone.
Em todo o caso, o Cancelamento Ativo do Ruído é, também ele, excelente. Ouso dizer que é um dos melhores do setor, e sobretudo para o preço destes auriculares, duvido que encontrem melhor atualmente no mercado. É, em suma, um dos seus pontos fortes.
Conclusão
Os Sony WF-C710N são possivelmente os melhores auriculares Bluetooth TWS que podem comprar até 100 euros. Têm excelente cancelamento ativo (e passivo) do ruído, autonomia de bateria acima da média e uma qualidade de som que agradará à grande maioria.
Gostaria que a qualidade de construção da caixa fosse algo melhor, e idealmente tivesse carregamento sem-fios, bem como LDAC ou aptX para áudio de alta resolução sem fios, mas já são preciosismos, sobretudo nesta faixa de preços.
Por fim, atribuo aos Sony WF-C710N 4,5 estrelas em 5 possíveis, merecendo um selo de distinção da Conectado.pt.
Fica ainda mais conectado:
- iRobot Roomba 405 Plus Review: Revolução ou Decepção?
- Motorola Razr 60 Ultra Review: Mudou tudo!
- OPPO Reno 13FS Review: um smartphone a considerar!