iRobot Roomba 405 Plus Review: Revolução ou Decepção?

A marca norte-americana iRobot apresentou-se recentemente a renovação da sua icónica linha de aspiradores iRobot. Destaque para este iRobot Roomba 405 Plus por apresentar navegação com recurso à tecnologia LIDAR.

Sobretudo observamos o advento de uma era em que os robots de limpeza prometem ser o novo evangelho para a libertação das tarefas domésticas. Dessa forma, o iRobot Roomba 405 Plus chega ao mercado como uma solução tudo em um: aspira, lava, esvazia o tanque de sujos e ainda seca a mopa.

Assim, a proposta parece ser demasiado otimista e por isso mesmo testamos este equipamento para entender até onde vão as promessas feitas pela iRobot.
Em primeiro lugar, o destaque deste novo iRobot Roomba 405 Plus vai para a adoção do sistema de mapeamento ClearView™ LiDAR. Consiste num laser giratório no topo do equipamento que permite mapear com maior precisão as divisões da casa. O robot deixa, assim, de navegar cegamente pela casa.

Para além disto, o robot consegue contornar eficientemente obstáculos grandes como mobília, mas falha redondamente em objetos menores, como, por exemplo, uma caneta ou um carregador deixado no chão.

Características Técnicas:

Contamos com um aparelho que não é leve, mas é ágil. Conta com dimensões de 35,7 × 35,1 × 10,6 cm e um peso de 4,1 kg. Ainda assim, a base AutoWash tem como dimensões: 45 × 31,5 × 47,2 cm e conta com um peso aproximado de 6,3 kg.
Um departamento importante é a autonomia.

De acordo com informações da própria marca, o iRobot 405 Plus pode operar até 2 horas com uma única carga. Atenção que é um valor meramente informativo. A bateria varia consoante o ciclo de limpeza selecionado.

Do mesmo modo, a base de carregamento permite a utilização até 75 dias de utilização sem qualquer intervenção manual para troca do saco de aspiração. Contudo, o fabricante recomenda a troca das mopas a cada 4 semanas.

Sistema de Navegação e Controlo

O iRobot Roomba 405 Plus conta com a estreia de tecnologia LiDAR com ClearView™ que permite mapeamento por zona e até 4 andares. Permite, ainda, deteção de obstáculos com sensor de proximidade frontal.

No entanto, não conta com um sensor que permita a deteção de pequenos objetos. Algo que desaponta, pois para uma casa mais movimentada pode provocar desgaste no piso. Ainda assim, a interface de utilizador permite criação de zonas virtuais de limpeza e de exclusão.

Potência e capacidade de aspiração

O iRobot 405 Roomba Plus conta com uma potência de 7000 pa, um incremento de 70x mais, mais que substancial à série 600. Ainda assim, no que diz respeito à capacidade de depósito de pó conta com um reservatório de 300ml e do saco da base AutoWash de 3.2L

Lavagem e Mopa

Ainda que pareça minimalista, o iRobot conta ainda com um sistema duplo de mopas que permite uma limpeza mais intensa e precisa. Conta com um sistema mop lift que permite elevar as mopas molhadas ao detetar carpetes, evitando, assim, manchas indesejadas.

No entanto, o grande destaque vai para a presença da base AutoWash que permite elevar a experiência de autonomia. Esta estação permite, assim, lavar os panos de microfibra usados para a lavagem do chão, secar esses mesmos panos recorrendo a ar quente e ainda recarregar automaticamente os depósitos do iRobot de água limpa e suja.

A presença de depósitos independentes para os resíduos: sujos e água limpa permite que a higiene seja, assim, garantida.

Aplicação para Smartphone

É através da aplicação Roomba Home que é possível controlar toda a operação do iRobot Roomba 405 Plus. Ela está disponível tanto para Android como para iOS.
Antes de tudo, o aspirador efetua um ciclo de reconhecimento do espaço para criar um mapa interativo da casa onde, assim, podemos:

Mapeamento feito pelo iRobot Roomba 405 Plus

 

  • Dividir e alterar o nome das divisões
  • Estabelecer zonas de exclusão
  • Criar áreas de limpeza prioritárias

A aplicação permite um controlo detalhado sobre o ciclo de lavagem. Vejamos, é possível definir rotinas com dia e hora pré-definidos para o aspirador inicie as suas funções.
Depois disso, também temos acesso aos modos de limpeza, onde se consegue selecionar a intensidade da limpeza: lavagem somente ou combinado com a passagem da mopa; o número de passagens, e o poder de aspiração.

Modos limpeza disponíveis na aplicação Roomba Home

Por fim, a aplicação disponibiliza um relatório final com o resumo de cada ciclo, que conta assim com: tempo de limpeza, área coberta e o estado dos acessórios. No entanto, carece de algumas correções de bugs ocasionais para ser garantido um funcionamento mais harmonioso.

Considerações Finais

O iRobot tem um desempenho praticamente bom em pisos duros, como madeira. O iRobot consegue aspirar facilmente pó, cabelos e migalhas pequenas com relativa facilidade. Agora, tudo o que seja superior a isso acaba por ficar para trás.

Na função de lavagem, cumpre com a sua função até mesmo pela eficácia em remoção de manchas secas. Ainda que, deixe o chão húmido por mais tempo que o desejado – condição em que habitações com crianças e animais precisa de ser bem gerida. Novamente um apontamento de excelência para o sistema de auto limpeza dos panos, é facto muito útil e higiénico.

Na minha opinião o grande problema destes eletrodomésticos acaba por ser sempre o ruído. Ele existe, estará sempre presente e é difícil criar uma solução potente, pouco ruidosa com custos controlados.

Perante isto, o normal funcionamento do aspirador é aceitável. Já a base de autolimpeza tem de ser bem gerida para não ser utilizada em horário noturno por ser bastante audível.

Em suma, o iRobot Roomba 405 plus consegue ser um produto bastante útil e eficaz para a manutenção de uma casa. Não promete ser uma varinha de condão que faça com que a casa fique perfeita e limpa, mas é uma valente ajuda. Encontra-se a um preço de aproximadamente 390 euros na Amazon.es

Fica ainda mais conectado:

Tens de conhecer!