Salesforce lança IA de Agente ao serviço da Sustentabilidade

A Salesforce, líder mundial em CRM baseado em Inteligência Artificial (IA), acaba de lançar o Agentforce para o Net Zero Cloud.

Em causa está o software de sustentabilidade que ajuda as empresas a gerirem todas as suas iniciativas ambientais, sociais e de governance. Isto assim como a criar relatórios de divulgação destas ações de acordo com várias estruturas e regulamentos oficiais.

Inteligência Artificial Salesforce

Salesforce dá a conhecer a Agentforce com a IA

A aplicação do Agentforce com a IA de agente promete ajudar as equipas de sustentabilidade a otimizarem os seus relatórios. Assim, reduzindo os custos operacionais e aumentando a eficiência. Isto mediante tópicos e ações pré-definidos para os agentes.

Nesse sentido, as equipas de sustentabilidade estão sobrecarregadas pela crescente pressão gerada por relatórios complexos. Além dos prazos regulamentares mais rigorosos e exigências dos investidores.

Portanto, apesar da rápida adoção da IA, estas equipas ainda dependem de processos manuais e de folhas de cálculo para acederem aos dados de emissões de sistemas isolados. Ou seja, um processo que pode levar meses e resultar em relatórios incompletos e oportunidades perdidas.

O objetivo da Salesforce? Agilizar o processamento

Com efeito, segundo dados da Salesforce, 75% das empresas sentem-se frustradas ao gerir esta complexidade. Ou até mesmo ao transformar dados de sustentabilidade em insights práticos para melhorarem a eficiência operacional.

Portanto, baseado em dados das próprias empresas e construído no Salesforce Trust Layer, o Agentforce for Net Zero Cloud complementa as equipas de sustentabilidade com mão-de-obra digital.

Ou seja, uma força de trabalho de agentes de IA inteligentes que trabalham em conjunto com humanos. Isto para completarem tarefas que requerem muito tempo, de forma mais rápida e eficiente do que os humanos sozinhos.

Libertar o trabalho humano para outras tarefas

Os dias de analisar folhas de cálculo ao detalhe ficaram para trás, pois agora, as equipas podem colocar questões ao Agentforce, em linguagem natural, tais como:

  • “Identificar os nossos edifícios com menor eficiência energética” ou
  • “Qual é o nosso consumo energético anual para o setor imobiliário?”.

Assim sendo, em segundos, as equipas podem descobrir oportunidades de redução de emissões. Além de identificar lacunas de dados e fornecer respostas fiáveis e prontas para auditoria às partes interessadas, investidores e reguladores.

Desse modo, as equipas podem libertar tempo para se concentrarem em trabalhos de alto impacto. Isto como a identificação de pontos críticos de emissão, a otimização de recursos e a transformação da sustentabilidade numa vantagem estratégica de negócio.

Há novas funções presentes no Agentforce

O Agentforce para o Net Zero Cloud apresenta novas funcionalidades de IA de Agente, incluindo:

  • Recolha de insights. As empresas podem aceder a dados e insights precisos e em tempo real sobre sustentabilidade, através de linguagem natural. Podem também monitorizar e analisar rapidamente a pegada de carbono, facilitando a redução das emissões e o cumprimento das exigências dos investidores, clientes e reguladores.
  • Assistência à divulgação. Automatiza as respostas para as principais estruturas, como CSRD, SASB e CDP, utilizando o Net Zero Cloud Information Library e outros documentos guardados. Assim é possível poupar tempo na elaboração de relatórios compatíveis e prontos para auditoria.

A relevância do Net Zero Cloud da Salesforce

O Net Zero Cloud, agora integrado com o Data Cloud, oferece uma plataforma profundamente unificada. Algo que pode aceder a dados granulares e de grande volume sobre sustentabilidade, consumo de energia e fornecedores.

Assim, permite ter uma única fonte de verdade, ligando-se a dados em sistemas como finanças, compras e operações. Tudo sem necessidade de movimentação ou reformatação, reduzindo erros e agilizando insights.

Por exemplo, o Net Zero Cloud oferece aos gestores de sustentabilidade uma visão de 360 graus dos seus dados. Na prática, acedendo a dados de consumo de energia de contadores inteligentes, emissões de viagens de plataformas de gestão de despesas e dados específicos de emissões de Scope 3 de faturas de fornecedores.

Ou seja, esta flexibilidade transforma os relatórios reativos em ações estratégicas. Assim, permitindo decisões mais rápidas, investimentos mais inteligentes e progresso mensurável em objetivos de sustentabilidade que melhoram o desempenho financeiro.

Em suma, hoje não basta apenas reportar. Com efeito, os responsáveis pela área da sustentabilidade enfrentam desafios como o de fornecer insights transparentes e prontos para auditoria, com recursos limitados. Além de comprovar que os seus esforços criam valor comercial tangível.

Por fim, com 85% dos investidores cautelosos com o greenwashing, a confiança depende de dados precisos. Desse modo, os responsáveis podem construir confiança, atrair investimento e impulsionar a resiliência empresarial. Na prática, comprovando a integridade e o impacto das suas iniciativas.

Fica mais conectado:

fonte

Tens de conhecer!