Xiaomi Smart Band 10 Review: Tudo o que Precisas Saber

Dispensa apresentações.

A Xiaomi Smart Band 10 é a nova edição daquela que é mais uma edição do bestseller da gigante chinesa de wearables. Produto aclamado pelos fãs, a nova pulseira vem trazer especificações mais atuais e um ecrã mais generoso.

Não se trata apenas de mais uma edição. Mas sim um aperfeiçoar de um produto quase perfeito. Foi a minha companhia durante um mês e posso dizer que encostei o meu smartwatch. A Xiaomi Smart Band 10 é a smartband que serve para tudo, e é para todos.

Design, qualidade de construção

A Xiaomi Smart Band 10 mantém a linha visual clássica a que o consumidor já está habituado. Minimalista, leve e funcional são os chavões que classificam esta smartband como um produto útil. 

A sua estrutura em liga de alumínio permite que a sua utilização seja impercetível. Ainda assim, no ponto de vista técnico, as dimensões são 46,57 × 22,54 × 10,95 mm com um peso de 15,95 g. 

A smartband possui ainda uma resistência à água até 5 ATM (cerca de 50 metros) o que a torna um produto apetecível para os praticantes de desporto. No entanto, apesar da resistência conferida, não é recomendado o uso em saunas, banhos turcos ou mergulhos profundos.

No entanto, dependendo, ainda, da versão escolhida, a montagem da bracelete é de facto exigente. Tem uma curva de adaptação relativamente longa e não é fácil de apertar para olhos ou mãos menos ágeis.

Ecrã e interface

A Xiaomi Smart Band 10 está equipada com um ecrã AMOLED de 1,72 polegadas (4,37 cm) com resolução de 212 × 520 px. O brilho máximo é de 1500 nits, com ajuste automático de luminosidade. Certamente bastante útil para os dias de maior intensidade solar no exterior.

Conta com uma taxa de atualização de 60hz, o que torna, na prática, um ecrã nítido com boas cores, contraste, e, sobretudo, fluido.

De destacar ainda as margens reduzidas de 2,0 mm, o fino aro que acompanha com e a relação / corpo de 72%. Não obstante, estes melhoramentos conferem um aspeto à smartband mais atual e charmoso. Sim, esta pulseira é fácil de se inserir em outfits casual tech.

Sensores, funcionalidades de saúde e fitness

A alma da Xiaomi Smart Band 10 é sem dúvida as suas funcionalidades de saúde e fitness. Inegavelmente estes objetos tecnológicos tornaram-se verdadeiros companheiros do nosso quotidiano.

Verdadeiramente, mesmo que não sejamos praticantes de exercício físico, o uso da smartband pode trazer melhorias para o nosso bem-estar. Ademais, a monitorização do sono, frequência cardíaca, e da saturação periférica do oxigénio no sangue (SpO2), ajuda-nos a compreender melhor os nossos hábitos e corpo.

Assim, os sensores que permite a monitorizam são os seguintes:

  • Sensor ótico de frequência cardíaca, SpO₂ (oxigénio no sangue), sensor de luz ambiente;
  • Acelerómetro de três eixos, barómetro, giroscópio e bússola eletrónica;
  • Função de envio em tempo real da frequência cardíaca (enviar dados de FC em tempo real para apps/extras);
  • Deteção automática de alguns desportos selecionados durante a utilização normal (opção que tem de ser ativada).

Autonomia e Desempenho

A décima edição da “Mi Band” estrela pela sua generosa autonomia de 233mAh que com a otimização do software confere uma autonomia real de pelo menos 15 dias numa carga única. Ainda assim, o que a marca promete é de 21 de uso normal.

Em termos de desempenho, tudo corre muito fluido. A Xiaomi Hyper OS interopera com o software Mi Fitness, o que resulta num produto ágil e passível de customizar, ao gosto de cada utilizador.

Assim que abrimos a aplicação Mi Fitness somos brindados com um apanhado daquilo que o dispositivo registou ao longo do dia. De maneira clara e intuitiva, a apresentação dispõe métricas de frequência cardíaca, passos, tempo de atividade e qualidade de sono. Acima de tudo, tudo organizado num painel de fácil leitura.

Mi Fitness, pormenor

Conta com uma interface moderna e fluída, permitindo uma costumização mais pormenorizada sobre os conteúdos em destaque. Sendo que também é possível consultar o histórico detalhado de cada parâmetro e definir metas diárias, alertas ou lembretes. Na verdade, um verdadeiro assistente pessoal.

Outro ponto positivo é a sincronização rápida entre a smartband e o smartphone. Tudo isto graça aos Bluetooth 5.4, que confere estabilidade e uma transferência segura de dados. A aplicação permite ainda exportas e sincronizar relatórios e partilhar as conquistas com os amigos.

Prós e Contras

À pergunta – “Devo fazer o upgrade tendo a Smart Band 9?”. A reposta, a meu ver, não. É apenas um incremento, que salvo seja, está cada vez melhor.

É para ti então se:

  • Pretendes uma pulseira de fitness tracking com bom equilíbrio entre aquilo que custa e aquilo que entrega;
  • Fazes questão de monitorizar o sono, atividade física e restantes parâmetros vitais;
  • Pretendes um acessório que seja discreto, leve e confortável, que permita um uso contínuo e diário;
  • Não necessites de funções avançadas como: GPS local ou métricas de elite.

Evita adquirir esta pulseira se:

  • A atividade praticada ao ar livre é intensa e dependente de GPS no punho, tal como corrida ou ciclismo;
  • És exigente com precisão fidedigna e exata dos sensores de frequência cardíaca;
  • Necessitas de outras funções tais como: instalação de aplicações próprias, pagamentos com NFC.

Conclusão

Por fim, a Xiaomi Smart Band 10 é um produto com uma evolução sólida e coerente. Não revoluciona, mas ajusta e incrementa pontos importantes como ecrã e os sensores. Para este segmento de wearables acessíveis é, sem dúvida, um produto muito apetecível e o melhor em custo beneficio.

No entanto, quem necessita de uso de GPS e precisão nas métricas recolhidas deve considerar olhar para outras soluções, nomeadamente os smartwatches.

Em termos de disponibilidade está disponível para compra no site oficial da Xiaomi nas seguintes versões Black, Silver e Pink por um preço de 49,99€ pvp.

Contudo, a redação do conectado recomenda o seguinte deal para colocares a Xiaomi Smart Band 10 no sapatinho de alguém. No site amazon.es está disponível por pouco mais de 40€ a versão Black.

Fica ainda mais conectado:

fonte

Tens de conhecer!