Canon apresenta a nova Orquestração Multicâmara

A Canon acaba de anunciar a Orquestração Multicâmara (MCO, na sua sigla em inglês). Em causa está uma solução que permite que produções profissionais com várias câmaras sejam operadas por uma única pessoa.

Em si, concebida para ambientes em direto, como podcasts, noticiários, talk shows e produções em estúdio. Com efeito, a MCO sincroniza várias câmaras PTZ com uma câmara principal, automatizando movimentos e simplificando fluxos de trabalho complexos.

Sistema de Orquestração Multicâmara

Canon

Em primeiro lugar, ao definir uma câmara como principal, as câmaras secundárias respondem automaticamente aos movimentos de pan, tilt e zoom. Portanto, mantendo funções previamente definidas.

Aliás, isto permite aos operadores executar movimentos coordenados de câmara e alternar conjuntos de funções de forma imediata. Portanto, sem necessidade de reprogramação manual durante a produção em direto.

Em segundo lugar, a MCO garante um acompanhamento fiável dos motivos através de câmaras aéreas. Desse modo, assegurando um desempenho preciso mesmo em situações de movimento rápido e enquadramentos apertados.

Ademais, as câmaras voltam automaticamente à posição do motivo sem necessidade de reconfigurações. Assim, assegurando continuidade visual em cenários de emissão exigentes.

Por fim, os enquadramentos em direto podem ser bloqueados instantaneamente para manter a estabilidade da imagem e eliminar movimentos indesejados da câmara. Note-se ainda que os operadores podem ainda definir zonas sem acompanhamento para evitar distrações e garantir que as câmaras se focam apenas nas áreas-chave da cena.

Principais características do sistema Canon

  • Controlo por um único operador em produções profissionais multicâmara
  • Câmara principal com câmaras secundárias sincronizadas automaticamente
  • Predefinições baseadas em funções para alternância imediata do comportamento das câmaras
  • Ângulos alternativos e planos de grupo automatizados
  • Acompanhamento preciso através de deteção aérea do motivo
  • Bloqueio de planos para emissões em direto estáveis e sem distrações
  • Zonas personalizadas sem acompanhamento para um comportamento previsível das câmaras
  • Redução do tempo de preparação com fluxos de trabalho de produção virtual.

Em suma, desenvolvida para ambientes de conteúdos em direto, a MCO reduz as necessidades de equipa sem comprometer a qualidade visual e o dinamismo. Na prática, transformando a produção com várias câmaras num fluxo de trabalho eficiente de uma só pessoa.

Por fim, a MCO é uma solução paga e será demonstrada no stand da Canon na ISE 2026, que decorre na Fira de Barcelona, Espanha, de terça-feira, 3 de fevereiro, a quinta-feira, 5 de fevereiro, das 10h00 às 18h00, e sexta-feira, 6 de fevereiro, das 10h00 às 16h00.

Fica mais conectado:

fonte

Tens de conhecer!