A coluna Bluetooth Bose SL Plus é uma dos mais recentes produtos da marca alemã focados no entretenimento e lifestyle, ideal para nos acompanhar para qualquer lugar.
O preço de 299 € coloca-a ligeiramente acima da média, mas vai em linha com a praxe da fabricante. Porém, tem trunfos que a tornam possivelmente na melhor da sua categoria.
Prós:
Contras:
Veredito: merecendo 5 estrelas em 5 possíveis, a Bose SL Plus foi uma excelente surpresa, som poderoso para o seu formato compacto e absolutamente bem construída.
A nova coluna Bose SoundLink Plus (doravante Bose SL Plus) é a mais recente adição da marca, colocando-se entre a compacta SL Flex (2.ª geração) e da consideravelmente maior Bose SL Max. O objetivo? Alcançar um equilíbrio ideal entre tamanho e potência de som.
Destaca-se, sobretudo, pela sua peculiar configuração de altifalantes com quatro radiadores passivos que, em conjunto, nos entregam graves poderosos e notórios.
É aqui que a Bose SL Plus começa a brilhar. Em primeiro lugar por ser bem compacta, essencialmente do tamanho de um necessarie com 231 x 86 x 104 mm, e cerca de 1,5 kg de peso. Dito isto, está exatamente no ponto ideal onde não compromete a portabilidade.
A coluna é, aliás, isenta de rangidos e notamos a sua boa qualidade de montagem. É, toda ela, revestida por silicone, o que lhe dá um toque muito moderno. Ademais, tem uma grelha frontal metálica que também acrescenta o seu quê de robusto ao produto.
Em suma, conta com um design mais elegante que as principais rivais, recebendo aqui o meu voto de aprovação.
A Bose SL Plus tem um som perfeitamente agradável para um altifalante Bluetooth comercial. Mais concretamente, tem bastante corpo e definição nos baixos, pujantes, ainda que os tons médios e agudos possam ficar um pouco “abafados” pelo poder dos graves.
Consoante o tipo de música, porém, esta prevalência dos baixos e graves com bastante batida pode ser exatamente o que se procura. Aliás, especialmente numa coluna portátil que poderemos querer utilizar em festas e com música mais adequada à dança.
A marca aponta cerca de 20 horas de reprodução contínua de música e durante os testes fui ao encontro dessa mesma métrica. Ou seja, aproximadamente 20 horas com volume médio, cerca de 75dB em reprodução via Bluetooth ligado, aqui, ao Spotify.
O procedimento de carga, através da porta (única) USB do Tipo C localizada na parte traseira demora algumas horas, com a coluna a emitir um sinal sonoro durante a carga, bem como a sinalizar a carga através do seu indicador LED.
A aplicação da marca é útil – sobretudo para atualizar o firmware – além de tirar partido de um simples equalizador com quatro predefinições, além de ajustável em três pontos.
Temos também várias dicas de utilização, o resumo do estado da Bose SL Plus, opções de personalização do seu nome, gestão das conexões e configuração dos seus botões.
Em suma, seja pelo equalizador de três bandas, seja pelas demais funções, recomendo a instalação da aplicação que, sendo simples, acrescenta valor ao produto. Podemos também, através da app, configurar o botão de atalho para Spotify Tap, ou para emparelhar com uma segunda coluna Bose SL Plus.
Por fim, importa frisar que a aplicação é gratuita e está disponível para ambos os sistemas Android e iOS.
Ao ligar a Bose SL Plus a mesma, se já tiver sido emparelhada com algum dispositivo, vai fazer o scan e ligação automática, se possível. Em seguida, a coluna informa a qual smartphone, ou outro dispositivo, a que esteja ligada.
A conexão é estabelecida via Bluetooth 5.4 com a capacidade de se ligar em simultâneo a dois dispositivos. Temos suporte para a tecnologia Google Fast Pair, bem como para os codecs SBC e AAC. Além disso, temos suporte para aptX Adaptive e compatibilidade especial com dispositivos Snapdragon para agilizar o emparelhamento.
O utilizador encontra todos os controlos necessários no topo da coluna. Temos o On/Off, botão de emparelhamento Bluetooth, botão de atalho – para Spotify Tap ou sincornização com outra coluna Bose SoundLink, controlo de volume e da reprodução de conteúdos.
Para os ajustes – algo sucintos – do equalizador, temos efetivamente que tirar partido da aplicação de companhia, que novamente recomendo instalar.
Ainda que por motivos óbvios não tenha testado esta particular capacidade da Bose SL Plus, o ponto a destacar é a sua resistência à água, com certificação IP67, um bónus para quem a quer usar em qualquer lugar, na piscina inclusive.
Cumpre, de igual modo, destacar a sua alça em elástico bem revestido por tecido entrançado que, mais uma vez, lhe dá um toque atual. É também uma forma bem prática e despreocupada de transportar este mesmo altifalante Bluetooth.
Em suma, a Bose SL Plus é uma excelente escolha para quem procura uma coluna Bluetooth de dimensões médias e a quer usar ao ar livre, até mesmo na piscina. A qualidade de som é inegável, ainda que possa exagerar nos graves, em todo o caso, é uma sólida escolha, com boa autonomia, excelente qualidade de construção e durabilidade.
A coluna Bose SL Plus está disponível em mais esquemas de cor e apresenta-se como um produto extremamente competente. Está acima da média na qualidade de construção e atenção ao detalhe, também, na sua aplicação de companhia. Ademais, pode ser usada enquanto está a carregar, com fonte de som som mono.
Por fim, agradecemos à Bose pelo envio da coluna SL Plus para teste.
Fica mais conectado: