O smartphone é praticamente indispensável, mesmo quando vamos viajar. Com efeito, o telemóvel serve como câmara, GPS, carteira, guia turístico, tradutor e muito mais.
Mas a utilização intensiva durante as férias pode fazer com que a bateria se esgote rapidamente — e nem sempre há uma tomada à mão.
Por isso, com auxílio da SPC, partilhamos algumas dicas simples e eficazes para prolongares a autonomia do teu smartphone enquanto estás fora de casa.
Em primeiro lugar, quase todos os smartphones têm esta função, que reduz o consumo ao limitar atualizações em segundo plano. Por isso, desativar animações e restringir certas funcionalidades.
Em suma, ativa-o sempre que estejas com pouca bateria ou quando saibas que vais estar muitas horas sem carregar o telemóvel.
Em segundo lugar, o ecrã é um dos componentes que mais energia consome. Por isso, ajusta o brilho manualmente para o nível mínimo confortável. Ou então, ativa o brilho automático para que o dispositivo se adapte ao ambiente.
Em terceiro lugar, algumas aplicações continuam a correr mesmo quando não estão abertas, consumindo recursos e bateria.
Por isso, fecha as que não precisas no momento e verifica regularmente o consumo de energia nas definições.
Em seguida, se estiverem numa zona sem cobertura, o telemóvel esforça-se mais para encontrar rede, gastando mais bateria. Portanto, nessas situações — por exemplo, em voos, comboios subterrâneos ou em zonas remotas — ativem o modo avião para poupares energia.
De igual modo, o WiFi, Bluetooth, GPS e dados móveis do smartphone devem estar ativos apenas quando necessários. Por isso, desliga-os sempre que não estiverem a ser utilizados para evitar consumos desnecessários.
Acima de tudo, cuidado com calor e o frio extremos que afetam negativamente o desempenho e a vida útil da bateria do smartphone. Assim, tenta manter o telemóvel à sombra, longe da exposição solar direta e de ambientes muito frios.
Em suma, mesmo com todos os cuidados, uma bateria extra é sempre um bom aliado em viagem. Por isso, opta por um modelo compacto e com boa capacidade, suficiente para pelo menos uma carga completa.
Aliás, se viajarem para destinos onde o acesso à eletricidade é limitado, um carregador solar ou o seu próprio veículo também podem ser uma opção.
Por isso, não te esqueças de que os automóveis têm uma bateria grande e pode ser muito útil ter à mão um carregador de isqueiro USB, embora a maioria dos veículos modernos já inclua uma ligação de carregamento USB.
Fica mais conectado: