De acordo com um novo estudo de mercado da eDreams ODIGEO, os portugueses estão a adotar rapidamente a Inteligência Artificial nas suas experiências de viagem.
De facto, os dados mostram que os jovens estão a liderar esta tendência. Com efeito, 9 em cada 10 membros da Geração Z (idades entre 18 e 24 anos) adotam a IA nas suas viagens. Isto à medida que procuram cada vez mais experiências hiperpersonalizadas.
9 em cada 10 portugueses da Geração Z já adotam IA nas suas viagens
Em primeiro lugar, este estudo foi realizado para a eDreams ODIGEO pela OnePoll, empresa independente de estudos de mercado. Foi feito, aliás, a 9.000 consumidores globais com mais de 18 anos.
Aqui incluindo 1.000 inquiridos de Portugal, e coincide com o recente anúncio do governo português de realizar investimentos em inteligência artificial para os serviços públicos nacionais.
Desta forma, é possível perceber um esforço mais amplo do país para incorporar a IA em todos os setores. Desse modo, fornecendo validação adicional para o rápido aumento da adoção da IA entre os consumidores.
Estudo eDreams ODIGEO
Embora os consumidores mais jovens estejam a liderar esta tendência, a rápida adoção está a verificar-se em todas as faixas etárias.
A pesquisa também revela um interesse significativo entre os grupos demográficos mais velhos. Aliás, na verdade, 81% dos portugueses com 55 anos ou mais reportam ter utilizado IA para viajar nos últimos 12 meses, seja pela primeira vez ou regularmente.
Esta adoção generalizada em todas as faixas etárias destaca o papel cada vez mais importante da IA como uma ferramenta indispensável para os viajantes.
Como os consumidores portugueses utlizam IA para ajudar a simplificar a sua experiência de viagem
O estudo da eDreams ODIGEO revela uma vontade significativa dos consumidores por uma personalização inteligente. Ora, na qual as plataformas alimentadas por IA antecipam as suas necessidades de viagem fazendo milhares de milhões de previsões diárias.
Isto para abranger eficazmente as preferências de cada utilizador. Desse modo, esta redução do esforço e do tempo investidos pelos consumidores está a impulsionar uma procura significativa de processos de reserva de viagens baseados em IA.
eDreams ODIGEO aponta as preocupações com a reserva
De facto, os consumidores portugueses referiram que a sua maior frustração com os métodos de reserva de viagens tradicionais ou menos avançados é a falta de personalização (47%). Isto como a terem de introduzir repetidamente as suas preferências.
Segue-se a perda de tempo a filtrar opções de viagem irrelevantes (43%) e as sugestões genéricas que recebem e que não correspondem às suas necessidades (35%).
Estas frustrações relatadas pelos consumidores tornaram algo claro para o setor das viagens. Ora, as empresas que fazem investimentos significativos no desenvolvimento da sua própria tecnologia de IA estão a revelar-se mais bem equipadas para dar resposta aos clientes de forma eficaz.
Assim, transformando completamente a experiência do consumidor através da utilização de insights valiosos. Plataformas como a eDreams exemplificam esta capacidade. Na prática, os seus sofisticados sistemas de IA foram concebidos para processar mais de 100 milhões de pesquisas diárias e gerar 6 mil milhões de previsões por dia.
A IA ao serviço das viagens com a eDreams ODIGEO
Esta capacidade de previsão permite antecipar com precisão as necessidades individuais dos clientes, filtrando automaticamente as opções irrelevantes e garantindo resultados altamente personalizados que se alinham profundamente com as preferências dos utilizadores – abordando diretamente alguns dos aspetos mais frustrantes das viagens que este estudo destacou.
Quando questionados sobre como gostariam que a IA ajudasse a planear as suas viagens, os viajantes portugueses escolheram como principais prioridades encontrar os voos com a melhor relação qualidade/preço (58%), identificar alojamento adequado (38%) e descobrir novos destinos (37%). No que toca às áreas em que recorreriam à tecnologia para tomar decisões, a maioria dos Millennials (53%) referiu o planeamento de viagens, superando a coordenação de planos de grupo (36%) e a escolha do que ler, ver ou ouvir durante as viagens (35%).
Por fim, o estudo revelou também que o planeamento e a reserva de viagens estão no topo da lista de áreas nas quais os consumidores de todas as faixas etárias utilizam a IA para tomar decisões.
De facto, uma vez que 54% de todos os inquiridos identificam a maior utilidade da tecnologia para procurar voos, encontrar promoções e recomendar destinos, as viagens superam significativamente outras utilizações comuns da IA. Isto como a escolha de entretenimento (34%) ou a coordenação de atividades de grupo (33%). Esta preferência generalizada pelo setor das viagens sublinha o seu posicionamento único na vanguarda da adoção da IA.
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