A IA continua a ser um dos temas cimeiros nos principais fóruns atuais, aos quais a google se junta agora com um novo estudo, versando exatamente sobre o seu impacto na educação.
Com efeito, grande parte da discussão sobre a IA na educação está presa a receios de fraude, perda de pensamento crítico e “brain rot”. Todavia, e se o problema não for a IA em si, mas sim o facto de estarmos a ignorar a verdadeira oportunidade de integrar ferramentas de IA na aprendizagem de uma forma responsável? Esta é a premissa.
Estudo versa sobre o impacto da IA na Educação

A Google acaba de publicar um novo position paper (documento de posição) intitulado por “IA e o Futuro da Aprendizagem”. Fá-lo, primeiramente, para abordar estes desafios de forma direta.
Com efeito, o documento defende que a solução não é proibir a IA, mas sim construí-la de forma diferente. Ora, fundamentada na ciência da aprendizagem para atuar como parceira de alunos e educadores, e não apenas como um atalho para a aprendizagem.
Principais conclusões do estudo da Google
Ademais, o documento descreve um caminho responsável e otimista para o futuro. Além disso, o estudo explica como o podemos fazer. Vejam-se, portanto, os traços gerais:
- Apoiar os educadores, não substituí-los. A IA desenvolvida especificamente para este fim pode funcionar como um assistente de ensino, libertando os professores das tarefas administrativas para que se possam concentrar no que fazem melhor: inspirar os alunos.
- Tornar a aprendizagem mais atraente do que a batota. Em vez de ser um simples “mecanismo de respostas”, a IA pode orientar os alunos na resolução de problemas, incentivando a compreensão profunda e tornando o próprio processo de aprendizagem mais gratificante.
- Dar a cada aluno um tutor pessoal. A IA pode fornecer um tutor acessível, sempre disponível e imparcial, que se adapta ao ritmo e aos objetivos individuais de cada aluno.
- Democratizar a educação. A IA pode ajudar a quebrar barreiras, traduzindo conteúdo para diferentes idiomas e tornando a aprendizagem de alta qualidade acessível a mais pessoas, independentemente da sua localização ou recursos.
- Trabalhar em conjunto para encontrar soluções. Este é um desafio que nenhuma empresa, por si só, consegue resolver. A Google está empenhada em trabalhar em conjunto com educadores, pais, especialistas e decisores políticos para navegar neste novo cenário de forma responsável.
Por fim, podem aceder ao documento completo, com mais informações detalhadas, tal como a tecnológica norte-americana o deu a conhecer.
Fica ainda mais conectado:

