Combustível de aviação sustentável (SAF). Esta é um dos mais recentes investimentos da Mercedes-Benz graças, também, à DB Schenker. Mais concretamente, este SAF alimenta os envios aéreos da Alemanha para a China. Agora, permitirá poupanças significativas de CO2e para uma logística de baixas emissões.
É a maior encomenda de combustível de aviação sustentável (SAF) por um cliente da DB Schenker, neste caso a Mercedes-Benz. O acordo recorde reduz as emissões de CO2e da empresa automóvel global em 40.000 toneladas através da aquisição de cerca de 13.000 toneladas de SAF.
Biocombustível permitirá reduzir as emissões de CO2e
Mais concretamente, o biocombustível está a ser acreditado para embarques de carga aérea de exportação de Frankfurt para Pequim e Xangai.
A DB Schenker e a Mercedes-Benz têm uma forte parceria há muitas décadas. Com efeito, o negócio conjunto estende-se por vários modos de transporte. Aqui incluindo o transporte terrestre, aéreo e marítimo, bem como a gestão de armazéns.
Ademais, quando a DB Schenker lançou o primeiro voo de carga regular do mundo coberto por SAF em 2021, a Mercedes-Benz estava entre os clientes iniciais.
Mercedes-Benz utilizará combustível SAF na logística
Embora a utilização de SAF, por si só, não possa eliminar totalmente as emissões do transporte aéreo, é uma alternativa disponível e um passo tangível na redução do impacto ambiental da aviação.
Assim, trata-se de uma alternativa bem testada ao combustível convencional para aeronaves mais pequenas ou jatos. Mais concretamente, é produzido a partir de materiais residuais, como óleo de fritura usado.
Além disso, reduz as emissões de gases com efeito de estufa durante o ciclo de vida numa média de 80%. Isto em comparação com o combustível fóssil.
Evitar o CO2e
A quantidade de CO₂e libertada durante a combustão num motor a jato é igual à quantidade de CO₂e removida da atmosfera. Isto durante a fase de fotossíntese das plantas utilizadas para produzir o óleo a partir do qual o SAF é refinado.
Por fim, embora a inserção física efetiva de SAF possa ocorrer em diferentes voos e aeroportos, a respetiva quantidade de querosene convencional é evitada. Nesse sentido, podemos encontrar mais informações na página da própria empresa.
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