OPPO e Discovery Channel dão vida a momentos de celebração global

A OPPO lançou um novo repto de proporções épicas! Fá-lo para comemorar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento. Perante tal, a OPPO, reafirma o seu compromisso com a preservação do património cultural e a comunicação intercultural através da sua iniciativa global ‘Culture in a Shot’.

Esta é a nova iniciativa, criada em parceria com o Discovery Channel. Assim, lançada em 2024, esta iniciativa global documentou culturas em 15 países. O melhor de tudo? Dá continuidade à sua missão de celebrar e preservar a diversidade cultural através da tecnologia de imagem da OPPO.

Culture in a Shot é a nova iniciativa da OPPO

OPPO

Em primeiro lugar, para a OPPO, uma empresa global de tecnologia que opera em mais de 70 países e regiões e que serve 670 milhões de utilizadores em todo o mundo, a diversidade cultural continua a ser parte integrante da sua identidade.

Sob o tema de 2025, ‘Celebrate the Moment’, a marca e o Discovery Channel exploram este ano festivais e celebrações icónicas em todo o mundo. Isto desde o mistério do Carnaval de Veneza, em Itália, e as tradições do Nauryz, no Cazaquistão. Aliás, até à vibrante festa da cultura do futebol brasileiro.

Portanto, através da lente dos smartphones OPPO, a iniciativa capta as histórias por detrás destas celebrações. Ao mesmo tempo, como as gerações mais jovens estão a manter vivas as tradições de novas formas.

Uma viagem cultural à alegria universal da celebração

OPPO

Em todo o mundo, os festivais unem as pessoas mediante momentos partilhados de alegria, tradição e união. Aliás, mais do que espetáculos vibrantes, estes eventos culturais são o bater do coração das comunidades. São autênticas expressões poderosas de história, identidade e conexão humana.

A viagem deste ano começa em Itália, com o lendário Carnaval de Veneza, uma festa onde a história e a fantasia se unem. Outrora enraizado em tradições aristocráticas, transformou-se num evento cultural global que convida pessoas de todas as idades a participarem.

Assim sendo, com as suas máscaras vibrantes, arquitetura intemporal e espírito alegre, Veneza ganha vida através da lente da OPPO.

Cazaquistão sob a ótica da OPPO

Cazaquistão

Em seguida, viajando para o Cazaquistão, a atenção centra-se no Nauryz, o tradicional festival de Ano Novo que simboliza renovação, prosperidade e união. Profundamente enraizado em costumes antigos, o Nauryz transforma as cidades em palcos ao ar livre repletos de música. Sem esquecer a dança, bem como os trajes elaborados.

Aliás, uma parte fundamental do festival é a partilha de refeições tradicionais como o kumys (leite de cavalo fermentado) e o nauryz-kozhe, um prato tradicional composto por sete ingredientes.

Por isso, a tecnologia de imagem da OPPO traz à vida a estas ricas tradições. Na prática, captando o calor das reuniões familiares e a esperança de novos começos.

Brasil e futebol

Para além dos festivais tradicionais, algumas formas de celebração estão integradas no quotidiano. No Brasil, as atenções voltam-se para um tipo diferente de festividade: o futebol.

Mais do que um desporto, o futebol é uma celebração nacional e um ritual cultural do país. É vivido por pessoas de todas as idades e origens. A história do jogador Mário César Conceição Faria Júnior, de 19 anos, ilustra como o futebol é o batimento cardíaco cultural da sociedade brasileira. Também como a geração mais jovem continua a perseguir sonhos através dele.

Portanto, das ruas aos estádios, o futebol é um ritmo partilhado que alimenta comunidades, inspira a juventude e une a nação em alegria coletiva.

Tecer uma tapeçaria de histórias de património

Para além da fotografia profissional produzida pela OPPO e pelo Discovery Channel, a OPPO também incentiva as suas comunidades em todo o mundo a documentarem e a partilharem as suas próprias identidades culturais.

Na Malásia, a marca tem estado a levar a cabo a iniciativa #OPPOMalaysiaThroughTheLens desde 2024, que é apoiada pelo Ministério do Turismo, Artes e Cultura (MOTAC) e pela Comissão Nacional da Malásia para a UNESCO (MNCU). Este ano, a iniciativa captou o festival Thaipusam, uma vibrante tradição hindu daquele país, para mostrar como as práticas culturais são transmitidas através das gerações.

Culture in a Shot

Mais do que um arquivo visual, a iniciativa ‘Culture in a Shot’é um convite à participação, amplificando as vozes populares e incentivando as pessoas de todo o mundo a orgulhar-se do seu património. Para ampliar este impacto, a campanha continua nas redes sociais através da hashtag #OPPOCulturalChallenge no TikTok.

Os criadores são convidados a partilhar, através das hashtags #OPPOxDiscovery e #OPPOCulturalChallenge, como celebram e preservam as suas tradições na vida quotidiana.

Por exemplo, durante o Festival Songkran da Tailândia, os jovens criadores aceitaram o desafio – combinando criatividade com tradição e dando nova vida a costumes antigos. As suas contribuições mostram que a cultura não é estática; pelo contrário, evolui quando é partilhada, reinterpretada e personalizada para uma nova geração.

Por fim, a viagem cultural global continua. A OPPO e o Discovery Channel vão explorar mais festivais e tradições. Assim, celebrando a diversidade que liga as pessoas, isto além fronteiras.

Nesse sentido, para descobrir mais histórias e destaques culturais, visitem o website do ‘Culture in a Shot’ e juntem-se ao #OPPOCultureChallenge. Ou seja, a iniciativa que celebra a cultura através das câmaras dos telemóveis.

Fica mais conectado:

via

Tens de conhecer!