5 cuidados a ter com a Tecnologia antes de ir de Férias

Em plena era digital, a tecnologia e os dispositivos tecnológicos desempenham um papel essencial na experiência de viagem. Com efeito, planear uma viagem vai muito além de fazer a mala e reservar voos; por isso, importa ter alguns cuidados.

Assim sendo, cortesia da SPC, marca tecnológica europeia especializada em eletrónica de consumo, preparou uma checklist tecnológica indispensável para viajantes.

Em suma, tudo o que deves preparar antes de partir, incluindo como configurar os teus dispositivos para uma viagem sem imprevistos.

  1. Ferramentas com tecnologia de inteligência artificial

Em primeiro lugar, certo é que nos últimos tempos surgiram novas aplicações e serviços baseados em inteligência artificial que se revelam extremamente úteis em viagem.

O Google Lens, por exemplo, permite traduzir textos diretamente com a câmara do telemóvel. Desse modo, facilitando a comunicação em destinos com línguas diferentes.

Além disso, existem também várias apps que ajudam a planear rotas e atividades no destino. Na prática, criando itinerários personalizados com base em critérios como número de pessoas, orçamento, interesses e datas.

2. Cartões no telemóvel e pagamentos por NFC

Em segundo lugar, hoje em dia, já não é preciso andar com cartões de crédito ou débito que se podem perder ou deixar de funcionar.

Aliás, graças à tecnologia NFC, presente na maioria dos smartphones atuais, é possível pagar diretamente com o telemóvel. Isto através das apps dos bancos ou serviços como o Google Wallet.

Além disso, há cada vez mais bancos digitais com cartões pensados para utilização global, muitas vezes sem comissões. Aliás, que também podem ser usados diretamente a partir do smartphone.

3. Preparar os dispositivos tecnológicos

Em terceiro lugar, antes de partir, certifica-te de que o teu smartphone ou tablet está atualizado com os patches de segurança do sistema. Isto além das versões mais recentes das aplicações que usas com frequência.

Com efeito, estes dispositivos serão os teus melhores aliados durante as férias. Isto seja para te orientares, veres séries ou manteres contacto com quem ficou em casa.

Para evitar falhas inesperadas, garante que tudo está a funcionar corretamente. Inclui também um adaptador de corrente na bagagem e, se possível, um power bank.

Apesar de muitos dispositivos atuais terem autonomia para mais de um dia, nunca é demais prevenir.

4. Conectividade e tecnologia onde quer que estejas com cartãos e-sim

Em seguida, confirma com a tua operadora os planos de dados internacionais para evitar surpresas na fatura. O Ideal é optarem pelo cartão eSIM (embedded SIM) porque permite comprar e ativar um plano de dados internacional online, em minutos. Aliás, logo assim que aterras no destino — sem esperas nem deslocações a lojas.

Hoje em dia, muitos smartphones, smartwatches e tablets recentes já suportam eSIM, o que torna esta solução cada vez mais acessível e prática.

Como o eSIM é digital e está integrado no teu telemóvel, não há risco de perder ou danificar o cartão SIM tradicional ao trocá-lo. Além disso, evita as tarifas de roaming elevadas.

Com efeito, o eSIM permite-te aderir a operadores locais ou plataformas internacionais que oferecem tarifas mais acessíveis e adaptadas ao teu destino.

Instala apps que ajudem a encontrar redes WiFi públicas e, se fores trabalhar ou quiseres garantir uma ligação estável, considera levar um hotspot portátil contigo.

5. Segurança e proteção dos dispositivos

Por fim, protege os teus dados antes de viajar com uma cópia de segurança na cloud. Aqui incluindo contactos, fotografias e documentos importantes.

Não importa onde estejas: poderás aceder a tudo com apenas alguns cliques.

De igual modo, ativa também medidas de segurança como bloqueio de ecrã, reconhecimento facial ou impressão digital para manter os teus dados protegidos.

E não te esqueças de ligar funcionalidades como o “Encontrar o meu dispositivo” (Find My Device, no Android), que te podem ajudar a localizar o telemóvel em caso de perda.

Em suma, preparar os teus dispositivos tecnológicos antes de viajar pode fazer toda a diferença. Aliás, evitando dores de cabeça e poupando tempo no destino.

Fica mais conectado:

fonte

Tens de conhecer!