Xiaomi faz homenagem fotográfica a Alfama e Bica

A Xiaomi apresenta “Retratos de Bairro”. Em causa está um projeto de fotografia documental protagonizado por dois fotojornalistas premiados que mergulha no coração dos bairros históricos de Lisboa. É, com efeito, um projeto que pretende imortalizar os rostos, gestos e emoções de quem mantém viva a tradição.

Mediante uma abordagem fotográfica humanista, a marca pretende celebrar a paixão e a resiliência das comunidades lisboetas. Desse modo, reforçando o papel que a inovação tecnológica tem na preservação cultural.

Xiaomi

Iniciativa “Retratos de Bairro” da Xiaomi

Aliás, enquadrado no mês de junho, das festas dos Santos Populares e das marchas, este projeto transforma cada clique num testemunho do que nos torna humanos. Ou seja, a nossa história, a nossa identidade, o nosso bairro.

Nesse sentido, para dar corpo a esta visão, a Xiaomi desafiou os fotojornalistas Gonçalo Fonseca, vencedor do Leica Oskar Barnack Award 2020, a registar Alfama e Daniel Rodrigues, vencedor do World Press Photo 2013, a fotografar a Bica.

Com estilos distintos, mas uma mesma sensibilidade, ambos os fotojornalistas embarcaram numa jornada imersiva por estes bairros históricos, captando não apenas imagens, mas também a emoção e a paixão de quem ali vive – tudo isto através da lente do novo Xiaomi 15 Ultra.

Xiaomi

Preservar a identidade cultural de Lisboa

O resultado é um arquivo visual profundo e sensível das festas, dos bairros e das pessoas da cidade de Lisboa. Registo que pulsa entre o passado e o presente, e que ganha agora uma nova perspetiva para ser recordada.

Aliás, a autenticidade cultural lisboeta é enquadrada na preparação e execução das marchas populares. Isto bem como nas histórias escondidas que tanto a Bica como Alfama nos trazem.

Para acompanhar o projeto fotográfico foram produzidos três vídeos que retratam a experiência dos fotojornalistas na criação do arquivo.

Aliás, o vídeo principal acompanha a preparação para as Marchas Populares e a celebração das próprias marchas. Cenário onde se destaca o espírito de superação coletivo – uma ode aos triunfos humanos.

Por outro lado, os restantes vídeos retratam a vida quotidiana de cada bairro e exploram a ligação profunda entre as pessoas e o lugar onde vivem. Assim, simbolizando as suas paixões.

Fotografia com smartphone

Para Daniel Rodrigues, “a experiência de fotografar com um smartphone deu-me uma nova perspectiva sobre a capacidade destes dispositivos no campo da fotografia. Conseguimos uma proximidade maior, o que nos permite registar momentos mais íntimos sem comprometer a sua autenticidade”.

Existem vários pontos que fui registando ao longo do projeto que evidenciam a presença da Leica na construção deste smartphone. Não apenas na questão do sensor ou das lentes, na própria experiência de utilização da câmara e na cor existem pontos em comum que me surpreenderam”, explica Gonçalo Fonseca.  

O conteúdo, que está disponível nas redes sociais da marca a partir de 18 de junho. O mesmo incluirá teasers, três episódios que relatam a experiência dos fotógrafos e as fotografias captadas por cada fotógrafo.

“Para comunicar os novos Xiaomi 15 Series fomos desafiados a fazer uma interpretação sobre o tema “Human Emotions”, onde teríamos que destacar as paixões e os triunfos da condição humana. Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto que pretende mostrar que a tecnologia tem um papel importante na preservação cultural das comunidades. Com o projeto ‘Retratos de Bairro’ contamos com dois fotojornalistas premiados, que nos entregam um conjunto de fotografias que evidenciam a qualidade fotográfica superior do Xiaomi 15 Ultra, proveniente da parceria da Xiaomi com a Leica”, explica Salvador Correia de Sampaio, Marketing Manager da Xiaomi em Portugal.

Xiaomi 15 Ultra: o novo patamar da fotografia mobile

O projeto foi integralmente fotografado com o Xiaomi 15 Ultra, o mais recente flagship da Xiaomi, que representa o auge da colaboração entre a marca e a Leica.

Foi, com efeito, pensado para profissionais criativos que desejam elevar a fotografia mobile a outro patamar. Por isso, o Xiaomi 15 Ultra oferece todas as distâncias focais entre 14 mm e 200 mm. Na prática, proporcionando um zoom ótico de nível superior.

O seu design ótico avançado inclui uma câmara principal com lentes Leica Summilux e uma lente asférica 8P de alta transmitância melhorada com um revestimento duplo antirreflexo (AR). Tudo isto, note-se, para um desempenho ótico puro.

Ademais, no coração do sistema fotográfico está a câmara principal Leica de 23 mm, equipada com um sensor de 1 polegada de 50MP. Assim, garantindo nitidez e detalhe extraordinários. Por outro lado, com abertura de ƒ/1,63 e distâncias focais variáveis de 23mm, 28mm e 35mm, oferece um desempenho excecional em cenários noturnos e de baixa luminosidade.

Foco pleno na fotografia

Xiaomi

Em seguida, já para retratos e fotografia de rua, a câmara teleobjetiva flutuante Leica de 70 mm utiliza a distância focal ideal para produzir imagens naturais. O seu grande sensor também se destaca na fotografia macro, permitindo captar detalhes finos a apenas 10 cm de distância.

Porém, para objetos mais distantes, a câmara ultra teleobjetiva Leica de 200MP, líder de mercado, oferece uma distância focal de 100 mm. Este é extensível até 200 mm através da tecnologia de zoom no sensor.

A complementar o sistema de câmara quádrupla, a câmara ultra grande angular Leica de 14 mm proporciona perspetivas amplas e imersivas. Ou seja, ideais para paisagens deslumbrantes e fotografias de grupo.

Em suma, aliando design icónico e software avançado, o Xiaomi 15 Ultra transforma-se numa poderosa ferramenta de storytelling visual. Uma excelente plataforma, em sim, capaz de captar com profundidade e fidelidade a riqueza humana e cultural dos bairros lisboetas.

Fica mais conectado:

fonte

Tens de conhecer!