A Xiaomi, uma das mais emblemáticas tecnológicas da atualidade, deu agora a conhecer uma excelente notícia. Segundo as métricas da empresa, a fabricante estabeleceu um novo recorde anual de receitas com 46,44 mil milhões de euros em 2024.
Além disso, a marca ultrapassa, pela primeira vez, os 12,69 mil milhões de euros (RMB 100 mil milhões) em receitas trimestrais no quarto trimestre.
De igual modo, a robusta sinergia do ecossistema inteligente “Human x Car x Home” impulsiona a expansão dos smartphones ultra premium. Sem esquecer os veículos elétricos (VE) e segmentos de grandes eletrodomésticos inteligentes
Xiaomi bate novos recordes fiscais em 2025
Com efeito, a Xiaomi, anunciou os resultados consolidados auditados para o ano terminado a 31 de dezembro de 2024 (“o Período”).
A receita trimestral do Grupo ultrapassou, pela primeira vez, os 12,69 mil milhões de euros (RMB 100 mil milhões) no quarto trimestre de 2024 (“2024 Q4”). Assim, com os desempenhos anuais e trimestrais a superarem as estimativas.
A receita total do ano aumentou 35,0% face ao ano anterior (“YoY”), atingindo 46,44 mil milhões de euros (RMB 365,9 mil milhões). Isto enquanto o lucro líquido ajustado cresceu 41,3% para 3,45 mil milhões de euros (RMB 27,2 mil milhões).
Já no quarto trimestre de 2024, a receita total da Xiaomi alcançou 13,83 mil milhões de euros (RMB 109,0 mil milhões). Ou seja, um aumento de 48,8% face ao ano anterior, enquanto o lucro líquido ajustado subiu 69,4%, para 1,05 mil milhões de euros (RMB 8,3 mil milhões), superando amplamente as expectativas do mercado.
2024 foi um ano de novos recordes para a tecnológica
Em 2024, todos os segmentos de negócio do Grupo registaram um crescimento acelerado. Na prática, impulsionado pela forte sinergia do ecossistema inteligente “Human x Car x Home”.
Este fator levou a um crescimento significativo nos segmentos de smartphones, EV e grandes eletrodomésticos inteligentes.
As receitas dos smartphones aumentaram 21,8%, atingindo 24,34 mil milhões de euros (RMB 191,8 mil milhões). Isto enquanto as receitas dos veículos elétricos inteligentes e de outras novas iniciativas ascenderam a 4,16 mil milhões de euros (RMB 32,8 mil milhões). Assim, ultrapassando diversos objetivos de desempenho.
A receita dos produtos de IoT e Lifestyle aumentou 30,0% face ao ano anterior, para 13,21 mil milhões de euros (RMB 104,1 mil milhões). Aqui com as remessas de aparelhos de ar condicionado, frigoríficos e máquinas de lavar a atingirem máximos históricos.
Objetivos para 2025 são igualmente ambiciosos
Para 2025, a Xiaomi está a fazer uma forte aposta no mercado ultra premium. Em especial com o lançamento do Xiaomi 15 Ultra, do Xiaomi SU7 Ultra e do Mijia Central Air Conditioner Pro.
No dia da sua estreia na China continental (3 de março), as vendas do Xiaomi 15 Ultra cresceram mais de 50% em comparação com o modelo anterior no mesmo período.
As encomendas do Xiaomi SU7 Ultra já ultrapassaram as 10.000 unidades, atingindo a meta anual antes do previsto. Ambos os produtos registaram um desempenho de vendas impressionante, demonstrando uma forte dinâmica de crescimento.
Remessas de smartphones Xiaomi também cresceram
As remessas globais de smartphones da Xiaomi cresceram 15,7%. Isto face ao ano anterior, consolidando-se como o principal impulsionador do crescimento do setor.
Em 2024, a receita de smartphones da Xiaomi atingiu 24,34 mil milhões de euros (RMB 191,8 mil milhões). É um aumento de 21,8% em relação ao ano anterior.
As remessas globais de smartphones do Grupo alcançaram 168,5 milhões de unidades, um crescimento de 15,7%. Assim, tornando-se o maior contributo para o crescimento do setor.
De acordo com a Canalys, as remessas de smartphones da Xiaomi posicionaram-se entre as três primeiras a nível global por 18 trimestres consecutivos, com uma quota de mercado de 13,8%.
Além disso, no quarto trimestre de 2024, a quota de mercado da Xiaomi na China continental subiu 3,0 pontos percentuais. Isto face ao ano anterior, atingindo 15,8%, consolidando o seu crescimento ao longo de quatro trimestres consecutivos.
Durante este período, a Xiaomi registou avanços significativos na sua estratégia de premiumização. Aqui com a quota de mercado no segmento premium a alcançar níveis recorde.
Mais ainda, dados de terceiros indicam que a quota de mercado da Xiaomi no segmento de 380 euros (RMB 3.000) subiu para 23,3%. Isto enquanto no segmento de 507 euros (RMB 4.000) a 635 euros (RMB 5.000) aumentou para 24,3%. Na prática, garantindo a liderança.
Por fim, no segmento de 635 euros (RMB 5.000) a 760 euros (RMB 6.000), a quota de mercado cresceu para 9,7%, mais 1,3 pontos percentuais face ao ano anterior.
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