5 previsões tecnológicas da Amazon para 2026

Agora que o ano entre na sua reta final, as previsões anuais tecnológicas de Werner Vogels, CTO da Amazon, para 2026 já foram divulgadas. Em si, traçam o caminho das tecnologias emergentes na transformação das indústrias e a vida quotidiana.

Primeiramente, o CTO da Amazon, Vogels destaca que estamos à beira de uma nova era onde a Inteligência Artificial (IA) vai potenciar as capacidades humanas. Isto além de gerar oportunidades sem precedentes para resolver problemas que realmente importam.

Em suma, e, além disso, por vezes, transformar em soluções as mesmas ferramentas que geraram desafios.

Wener Vogels CTO Amazon

Desde companheiros de IA que veem combater a solidão, até à necessidade urgente de segurança pós-quântica, a mais recente análise de Vogels aborda tanto a evolução técnica como o impacto humano das inovações do futuro.

5 previsões de Werner Vogels, CTO da Amazon para 2026

A solidão e a companhia vão ser reinventadas pela tecnologia

Em primeiro lugar, diante da crise global de isolamento, que afeta uma em cada seis pessoas no mundo, os robôs-companheiros com inteligência artificial irão colaborar com os cuidadores humanos para combater o isolamento social.

A ascensão do ‘developer’ do renascimento

Seguidamente, a IA generativa não vai tornar os programadores obsoletos, mas transformá-los em novos homens do renascimento, verdadeiros polímatas, que combinam o código da IA com a criatividade, curiosidade e pensamento sistémico tipicamente humanos.

A cibersegurança resistente a ataques de computadores quânticos avançados

Reforçar a criptografia existente não será suficiente, é preciso desenvolver uma criptografia fundamentalmente diferente: a pós-quântica. Por isso, as empresas devem agir já e atualizar os seus sistemas de proteção de dados, pois criminosos já estão a guardar informações corporativas sensíveis hoje, para as conseguir decifrar com os computadores quânticos de amanhã.

Tecnologia de defesa vai mudar o mundo

Em seguida, as novações militares em sistemas autónomos (robóticos e com suporte de inteligência artificial), desenvolvidas para servir tanto as forças armadas como a população civil, vão ser rapidamente aplicadas à resolução de desafios importantes: do apoio a desastres, naturais ou outros, até à garantia de quem está em regiões de acesso remoto tem acesso a cuidados de saúde.

Aprendizagem personalizada encontra curiosidade ilimitada

Por fim, as ferramentas de apoio educativo através de IA vão transformar a educação e o ensino. Com efeito, os professores vão poder libertar-se de tarefas rotineiras e administrativas, e dedicar mais tempo a um ensino criativo e adaptada às necessidades individuais de cada estudante.

Fica ainda mais conectado:

fonte

Tens de conhecer!