O YouTube celebrou 20 anos de existência no Cannes Lions 2025, com o CEO da plataforma, Neal Mohan, a partilhar também a sua visão para o futuro. O apelo à criatividade e do brand building, fortemente moldado pelos criadores e pela Inteligência Artificial, foram os principais destaques do evento.
Com efeito, Mohan destacou a evolução do YouTube desde “Me at the Zoo” até se tornar o “epicentro da cultura”. O local onde tendências nascem e movimentos são impulsionados.
20 anos de YouTube, dos primórdios à atualidade
Os criadores, que outrora gravavam vídeos simples, são agora as “startups de Hollywood”, reinventando a indústria. Além de criar empregos e produzindo conteúdos de alta qualidade, como documentários exibidos em cinemas e no próprio YouTube.
A visualização de conteúdo no YouTube na televisão cresceu exponencialmente, com mais de mil milhões de horas assistidas diariamente. Com efeito, muitos dos 100 canais mais vistos globalmente têm a TV como ecrã principal.
Por isso, os criadores estão a adaptar os seus formatos para esta “nova TV”. Na prática, com séries em HD e podcasts em vídeo a ganharem imensa popularidade (mil milhões de visualizações mensais).
A ascensão do fandom também foi sublinhada: os fãs não só consomem, como moldam a cultura mediante reações, memes e conteúdo spin-off. Assim, gerando milhares de milhões de visualizações adicionais.
Além disso, o YouTube Shorts, em particular, regista agora mais de 200 mil milhões de visualizações diárias. Desse modo, mostrando o poder da criação de vídeos curtos.
Futuro com os olhos postos na IA
Olhando para o futuro, Mohan aposta fortemente na Inteligência Artificial (IA) e anunciou que o Veo 3, o modelo de geração de vídeo da Google que cria clipes completos a partir de texto e áudio, será integrado no YouTube Shorts ainda este verão.
Para os próximos 20 anos, Mohan prevê que os criadores continuarão a inovar em formatos e géneros, tornando-se embaixadores de marcas e visionários. As comunidades de fãs terão um poder crescente, e a IA levará a criatividade humana a novos limites, com o YouTube a permanecer como o palco central para tudo isto.
No Cannes Lions 2025, também anunciámos a “open call”, uma nova funcionalidade impulsionada pelo YouTube BrandConnect, que permite às marcas descobrir e fazer parcerias com criadores em grande escala.
As marcas podem publicar briefings criativos e os criadores podem responder com vídeos para as campanhas. Esta funcionalidade oferece aos criadores de todas as dimensões a oportunidade de estabelecerem novas relações com as marcas.
Isto enquanto as marcas podem aproveitar a influência dos criadores do YouTube para as suas estratégias de marketing.
As novidades a chegar ao YouTube
Tal como deu a conhecer a própria plataforma, eis como funciona:
-
No hub de parcerias entre criadores, podemos fazer uma “open call” para trabalhar com múltiplos participantes do Programa de Parceiros do YouTube
-
Podemos publicar um briefing criativo com os detalhes da campanha. Uma vez ativo, os criadores podem responder proativamente com conteúdo de vídeo para a sua campanha.
-
Rever e aprovar os vídeos enviados.
-
Promover vídeos de criadores como anúncios de parceria e avalie os resultados.
- Além disso, a “open call” oferece a criadores de todas as dimensões a oportunidade de procurar novas relações com as marcas. De igual mdo, as marcas podem contar com a relevância e a confiança dos criadores do YouTube para tirar o melhor partido da sua estratégia social na plataforma.
- Por fim, a “open call” está disponível para anunciantes selecionados e, nos próximos meses, vamos partilhar mais detalhes.
Principais declarações dos executivos:
-
Pedro Pina, VP of YouTube EMEA: ”Os criadores do YouTube não estão apenas a refletir a cultura pop global, estão a defini-la. A sua capacidade de promover ligações significativas com o público, aliada a uma inovação criativa significativa e à profissionalização, está a impulsionar o entretenimento.”
-
Sean Downey, President Americas and Global Partners: “O YouTube tem o conteúdo de criadores e influenciadores mais influente e de maior impacto. Os criadores são contadores de histórias autênticos que permitem às marcas ir além da publicidade tradicional e participar em conversas culturais de uma forma genuína e credível.”
-
Melissa Hsieh Nikolic, Director Product Management: “Com a crescente e próspera economia dos criadores, estamos a investir fortemente em formas de ajudar as marcas a aproveitar a influência dos criadores do YouTube.
-
Haley Kalil, YouTube Creator: ”As melhores parcerias de marca resultam em conteúdo autêntico que realmente tem impacto no meu público. Os criadores conhecem muito bem as suas comunidades online, pelo que dar-nos o máximo de liberdade criativa possível é fundamental para qualquer parceria de marca bem-sucedida.”
-
Karla Vélez, Global Media Director (Social Media) at L’Oréal CDMO: “Ao longo dos anos, o YouTube tem sido uma parte integral do nosso ecossistema de marketing. Fazer parceria com criadores do YouTube permite-nos impulsionar um envolvimento mais profundo com a marca, através de conteúdo autêntico e divertido que ressoa com as suas comunidades e expande o nosso alcance junto dos consumidores. Na L’Oréal, os criadores do YouTube são uma força poderosa — moldando momentos culturais e forjando ligações significativas com as nossas audiências.”
Fica mais conectado: